sexta-feira, 5 de junho de 2009


Desde que me mudei para este país de "Primeiro Mundo" - ou "Desenvolvido" para usar um termo mais moderno-, uma das coisas que me surpreendeu foi o quanto se fala em ser “Green”, ou ser “Verde”, por aqui.

Segundo estudos, os EUA produzem 25% das riquezas mundiais e, consequentemente, são os responsãveis por 25% da emissão de CO2 na atmosfera. Mas o povo aqui é tão consciente e há tantas ações incluídas na rotina dos cidadão para diminuir esse número, que fica difícil entender porque o mundo todo vive culpando os americanos pelo caos em que o planeta se encontra.

Eu me considero relativamente informada sobre o assunto, mas quando me mudei para cá ouvi falar de algo que nunca tinha pensado na vida em fazer em casa: ADUBO, ou COMPOST como eles chamam aqui. Como o povo daqui adora ter jardim e há grama em volta de todas as casas (o que não é muito ecologicamente correto eu sei, porque se usa tanta água para deixar tudo verdinho… mas essa discussão fica para um outro post), haja fertilizante. Então muita gente faz o próprio adubo em casa mesmo, utilizando as sobras de material orgânico que produzem.

Além de latas de lixo diferentes para cada tipo de lixo, como mostrei aqui, além de ter trocado as lâmpadas de casa há anos por aquelas mais eficientes energeticamente falando, e além de tomar muitas outras pequenas atitudes do dia-a-dia que ajudam a conservar o meio-ambiente, vou fazer meu próprio compost. E vou mostrar a vocês como é fácil, barato e que vale a pena.

Aguardem!

Um comentário:

Isabella disse...

Oi Simone, tem gente que tb coleta a água da chuva pra regar o jardim!

Os EUA tem sua parcela de responsabilidade sim mas todos tem, essa é a verdade!

Sabe que muitos lugares aaqui no East Coast ainda não reciclam e muita gente não está nem aí?

bjs