terça-feira, 4 de agosto de 2009


Muita gente acha que só porque eu sou casada com um americano que eu me transformei, automaticamente, em uma cidadã americana. Quisera eu, mas não é bem assim.

Para se tornar um cidadão americano há todo um processo que o sujeito tem que passar, começando por descobrir se tem direito ou não a fazer a solicitação à cidadania.

Chama-se naturalização o processo em que uma pessoa que não nasceu no país passa para poder se tornar um cidadão.

A cidadania americana pode ser concedida a indivíduos que tenham residência permanente por pelo menos 5 anos (ou se casados com cidadão americano, depois de 3 anos de união contínua com o seu cônjuge) e que tenham mais de 18 anos de idade.

No processo, vai ser verificado se o sujeito tem bom caráter; se pode ler, escrever e falar inglês (acreditem, existem imigrantes que moram aqui há 25 anos e não falam a língua do país em que vivem!!!). Há testes para verificar se o candidato tem conhecimento de história e governo americanos e uma entrevista.

E outros detalhes, importantes, são verificados, como por exemplo, se o candidato esteve fisicamente presente nos EUA por pelo menos 30 dos 60 meses precedentes à aplicação (18 dos 36 meses acima mencionados para cônjuges de cidadão americano) e não tenham se ausentado dos EUA por período de mais de 1 ano durante o período em que se requer residência contínua.
Se você passar por todo esse processo, e sair limpo quando da verificação da sua vida passada, para ver se você está em dia com as leis do país, e pagar uma taxa, atualmente de 675 dólares, você se torna um cidadão americano! Ufa!

Mas quais as vantagens em ser um cidadão americano? Bem, ser cidadão de um país te dá direitos e deveres. Nesse caso, um dos mais importantes benefcios é que você terá direito a votar nas eleições. Além disso, como cidadão você pode solicitar a vinda de alguns familiares, legalmente, para o país. Você pode viajar com passaporte americano e pode trabalhar em empregos do governo federal. E também, como cidadão, você não pode ser deportado, já como residente apenas, você corre esse risco.

Eu tenho estudado bastante para não fazer vegonha na prova. Há 100 questões que devemos estudar que são fornecidas pelo departamente de naturalização, donde dessas 100, algumas podem aparecer na minha prova e outras nas entrevistas.

Vou colocar umas aqui esse mês para conferir se vocês estão por dentro da história americana. Apesar dos agentes de imigração terem consciência de que há várias respostas para algumas das perguntas (lembrem algumas serão feitas oralmente, na entrevista, então não há opções para você marcar a mais correta), eles dizem que há respostas mais prováveis, que são fornecidas e eu vou colocar logo após as perguntas.

Perguntas do dia:
1. What is the supreme law of the land? (Qual é a lei suprema do país?)
2. What does the Constitution do? (Qual é a função da Constituição?)
3. The idea of self-government is in the first three words of the Constitution. What are these words? (A idéia de auto-governo está nas três primeiras palavras da Constituição, quais são essas palavras?)

Respostas
1- The Constitution (a Constituição).
2- Sets up the government (Organiza o governo); Defines the government (Define o governo); protects basic rights of Americans (Protege os direitos básicos dos americanos).
3- We the People (Nós o Povo).

4 comentários:

Megui disse...

Simone, quando você deu entrada na cidadania? Recebeu alguma carta? Depois de quanto tempo? Acabei de mandar meus papéis. Uma amiga disse que demorou um ano e outro amigo disse que demorou 4 meses. Estou curiosa.

Simone Talarico-Ross disse...

Megui, eu ainda nao dei entrada, nao. Na verdade, eu estou planejando ir ao Brasil e fiquei c medo de ser chamada eqto estiver la. Mas eu ouvi dizer q agora nao esta demorando muito, em media apenas 6 meses.

Megui disse...

Vc não deu entrada e já está estudando?

Simone disse...

kkkk Isso mesmo!