terça-feira, 18 de março de 2008

Brasileiro é premiado em festival de cinema de San Diego


O 15º Festival de Cinema Latino de San Diego terminou neste domingo e o resultado acaba de sair! Na lista dos premiados, um brasileiro: Guilherme Marcondes. O diretor ganhou o prêmio de melhor curta-metragem de animação por “Tyger”. Neste link você pode assistir a obra prima de Guilherme - inspirada no poema de mesmo nome de William Blake - que tem um brilhoso tigre que transforma pessoas em animais e plantas, e tem São Paulo ao fundo.


160 filmes de vários países latinos foram apresentados no festival e o Brasil também concorria em outras categorias, como na de melhor longa-metragem, com os filmes: “Carandiru”, “Noel, Poeta da Vila”, “O Cheiro do Ralo”, “O Passado”, “Onde andará Dulce Veiga?” e “Saneamento Básico, o Filme”. Este último foi exibido na sexta-feira, dia 14, e o ator Lázaro Ramos, que está no filme, esteve no Festival para apresentá-lo. Na categoria documentário, fomos representados por “Faixa de Areia” e na categoria de cinema experimental por “Rapsódia do Absurdo”. Você pode obter mais informações e assistir a trailers dos filmes no link do SDLFF.


Mas, ainda que os longa-metragens não tenham trazido nenhum prêmio para os brasileiros, nossos artistas estão com tudo pelas bandas do sul da Califórnia! O ator Lázaro Ramos recebeu um tributo em sua homenagem. Eu estive com ele nesse dia e você pode ver a minha entrevista completa com o ator que protagoniza, na novela Duas Caras, da Rede Globo, “o primeiro herói negro de uma novela das oito, no Brasil” - palavras de Lázaro!-, amanhã, aqui no Canarinho!

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a entrevista.