segunda-feira, 17 de março de 2008

E as primárias continuam pegando fogo!

Enquanto o candidato do partido Republicano à Casa Branca, o senador John McCain, visitou o Iraque ontem, tentando manter o interesse do povo americano na questão da guerra - mesmo com a economia sendo o tema de todas as conversas por aqui-, os dois pré-candidatos democratas perdem tempo se atacando e se defendedo.

Obama está às voltas com a repercussão de um sermão do pastor Jeremiah Wright, que há 20 anos é o mentor do senador. Wright afirmou que o “terrorismo” dos EUA provocou os atentados de 11 de setembro de 2001 e que os negros deveriam cantar ”Deus dane a América” em vez de “Deus salve a América”. Seus últimos ataques foram contra a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton. O pastor disse que, sendo “branca e rica”, Hillary não é capaz de entender o que significa ser “negro e pobre” nos EUA.

Já Hillary Clinton continua na briga, tendo que lidar com surpresas como a saída de Geraldine Ferraro, que abandonou na última quarta-feira, o comitê financeiro da campanha da senadora pela candidatura do Partido Democrata à Casa Branca. Ferraro, primeira mulher candidata à vice-presidência nos EUA, na derrotada chapa de Walter Mondale em 1984, declarou que o senador Barack Obama “só está onde está por ser negro”.

Nenhum comentário: