quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Presidente dos Estados Unidos


Com a libertação das duas jornalistas americanas, que haviam sido condenadas a 12 anos de prisão na Coréia do Norte por entrar ilegalmente no país, faço uma reflexão da importância do cargo de Presidente neste país.

Como os Estados Unidos não tem relações diplomáticas com a Coréia do Norte, a situação das jornalistas era no mínimo difícil de ser resolvida. Mas, nada como uma boa dose de diplomacia para resolver situações como esta. Durante uma viagem à Coreia do Norte, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton trouxe as duas jornalistas americanas, presas desde 17 de março.

Com as jornalistas em solo americano ficamos sabendo que o acordo já havia sido fechado antes mesmo de Bill Clinton embarcar para o país. E que foi uma solicitação do governo norte-coreano que fez com que um representante de tão alto cargo tenha ido apertar a mão de Kim Jong Il. Ele não quis saber da oferta de Al Gore (um dos donos do canal onde as jornalistas trabalham), vice-presidente. Só queria presidente…

Por quê essa exigência? Como no Brasil, o governo americano é organizado em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. E o chefe do Poder Executivo é o Presidente. Porém, diferentemente do Brasil, além de ser o chefe de Estado, nos EUA, o Presidente é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas. Também diferentemente do Brasil, o Presidente é eleito indiretamente, através do Colégio Eleitoral.

A importância do cargo é óbvia em qualquer país com um sistema de governo republicano. Mas aqui há um respeito ao Presidente que provavelmente tem origem na história americana. Vários presidentes são exemplos de bom caráter e humildade para muitos cidadãos.

O primeiro presidente dos Estados Unidos da América, de 1789 a 1797, foi George Washington, chamado de Pai dos Estados Unidos da América. General e político, ele liderou as tropas americanas nas guerras que culminaram com a Independência do país. Não somente por este feito Washington, acho eu, iniciou essa reverência ao cargo. Sua rigorosa dignidade e sentido de decência até hoje surpreendem.

Só para exemplificar, quando eleito, o primeiro Congresso americano votou para pagar a George Washington um salário de 25 mil dólares por ano — uma soma significante em 1789. Washington, um homem já bem sucedido, não pegou o dinheiro! Além disso, após completar dois mandatos ele seria facilmente reeleito mas não quis, segundo ele “para não dar mal exemplo”.

A face e imagem de George Washington é usada com freqüência nos símbolos oficiais dos Estados Unidos. A capital dos Estados Unidos, Washington, DC, é assim chamada em sua homenagem. Possivelmente a mais proeminente comemoração de seu legado é o uso de sua imagem na nota de um dólar e na moeda de 25 centavos.

Uma das mais respeitadas universidades do mundo, a Universidade George Washington, localizada em Washington, DC, teve o terreno do seu campus principal doado por George Washington, que expressou a necessidade de se ter uma universidade e centro de pesquisas de alto nível na capital do país. Fato engraçado porque, de todos os Presidentes considerados fundadores da nação americana, Washington é o único que não frequentou uma Universidade – acho que ele estava um pouco ocupado lutando pelo país…

Dentre sua frases famosas, esta eu gosto muito: Few men have virtue enough to withstand the highest bidder. (Poucos homens têm virtude suficiente para resistir uma oferta alta.). Corrupção é coisa antiga…

E continuando nossa série com perguntas – e respostas – que têm probabilidade de aparecerem num teste de naturalização, segue:

4. Name one branch or part of the government. (Identifique um poder ou uma porção do governo.)
5. What stops one branch of government from becoming too powerful? (O que impede um dos poderes do governo de se tornar muito poderoso?)
6. Who is in charge of the executive branch? (Quem é o chefe do Poder Executivo?)
7. Who makes federal laws? (Quem faz as leis federais?)

Respostas
4. Congress (Congresso), President(Presidente), The courts (As cortes), Executive(Executivo), legislative (Legislativo), Judicial (Judiciário).
5. Checks and balances (Controle e equilíbrio), Separation of powers (Separação dos poderes).
6. The President (O Presidente).
7. Congress (Congresso), Senate and House of Representatives (Senadores e Câmara dos Representantes ou Câmara dos Deputados), U.S. or national legislature (Legisladores nacionais).

Nenhum comentário: