quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Encontro dos presidentes americanos

Presidente George W. Bush com o Presidente-eleito Barack Obama, e os ex-presidentes, da esquerda para a direita, George H.W. Bush (1989-1993), Bill Clinton (1993-2001) e Jimmy Carter (1977-1981). (Reuters)


Os quatro presidentes dos EUA ainda vivos, e o presidente eleito, Barack Obama, participaram de um almoço que faz parte do processo de transição de poder nos EUA, ontem, em Washington.
Foi a primeira vez desde 1981 que todos os ex-presidentes dos Estados Unidos se reuniram na Casa Branca, explicou a porta-voz de Bush, Dana Perino.


Antes do almoço, Bush e Obama tiveram uma conversa particular. O almoço e o encontro foi à portas fechadas. O momento da foto foi o único aparecimento dos comandantes em que foi permitida a presença da imprensa.

A porta-voz de Bush, Dana Perino, recordou, porém, que os dois políticos já mantiveram importantes contatos neste período de transição, considerado o mais difícil desde Abraham Lincoln (1861-1865)! Segundo ela, os dois conversaram por telefone em 10 de janeiro e, em 4 de novembro passado, Bush ligou para Obama para informar sobre as medidas que pensava tomar contra a crise financeira.


Obama disse ter recebido bons conselhos dos homens que, segundo o presidente-eleito, ”entendem tanto as pressões como possibilidades desse posto”.

Nenhum comentário: