quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ontem foi a vez da senadora Hillary Rodham Clinton falar na convenção democrata. Depois de perder a disputa pela candidatura à Presidência dos Estados Unidos e também a candidatura a vice-presidente - o que muitos analistas por aqui afirmam ter sido o grande erro de Obama - ela surpreendeu muita gente.

O discurso de Clinton foi forte, por horas emocionado, patriota - é lógico - e até engraçado. Alguns jornalistas disseram que grande parte foi escrito por ela mesma, com correções feitas pelo marido, Bill Clinton, considerado pelos americanos como um dos maiores oradores do país.

Ela já começou assim: ”Sou uma mãe orgulhosa, uma democrata orgulhosa, uma orgulhosa senadora por Nova Iorque, uma americana orgulhosa e uma partidária orgulhosa de Barack Obama”.

E então ela desatou a falar de como é necessário tirar os republicanos da presidência, tentando convencer os eleitores que a queriam como candidata do partido, a votarem em Obama, candidatura que vai se oficializar na quinta-feira. Os cerca de 18 milhões de eleitores que votaram em Hillary não estão nem um pouco feliz com a escolha e, apesar de muitos jurarem não votar em McCain, o candidato republicano, muitos estão pensando em simplesmente não comparecerem às urnas!

Um dos pontos mais comentados foi quando ela defendeu a causa democrata acima da questão pessoal:

” É hora de tomar o país que amamos de volta”, convocou Hillary. “Se você votou por mim ou votou por Obama, é hora de nos unirmos com um único propósito. Estamos no mesmo time e não podemos ficar sentados na lateral do campo. Se você trabalhou nos últimos oito meses ou suportou os últimos oito anos, sabe do que estou falando”.

“Vocês participaram desta campanha só por minha causa? Ou vocês participaram por aquela mãe que sofre de câncer e ainda cuida dos filhos ou por aquele jovem fuzileiro?”, questionou a senadora.

Para terminar, Hillary lembrou que ontem 26 de agosto é o dia em que, há 88 anos, as mulheres conquistaram o direito de voto nos EUA. Citando a luta das mulheres, pediu para os americanos continuarem avançando, continuarem lutando pela liberdade e disse que o próximo passo é eleger Barack Obama para que o Partido Democrata retome o controle do governo dos EUA.

Ela era a minha candidata, agora é esperar prá ver se Obama consegue vencer McCain, e caso vença, se consegue fazer tudo o que prometeu. Agora, se ele não vencer, as próximas eleições já têm dona!

Nenhum comentário: