sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Prévias americanas

Foi dada a largada para as eleições americanas. Como já expliquei aqui, antes da eleição presidencial, no dia 4 de novembro, os partidos fazem suas prévias, que consistem nas eleições de seus candidatos que vão disputar a eleição final.

O senador Barack Obama venceu, na noite de ontem, as prévias do partido democrata no estado de Iowa. Com 38% dos votos, ele bateu a senadora Hillary Clinton, que durante meses foi apontada como favorita. Ela terminou em terceiro, com 29%, atrás de John Edwards, que conquistou 30% do eleitorado de Iowa. Do lado republicano, o ex-pastor evangélico Mike Huckabee garantiu sua vitória.

Embora alguns afirmarem que não tenha grande peso nas convenções partidárias que indicarão os candidatos oficiais, Iowa reflete bem a divisão do país. O estado, tradicionalmente o primeiro a abrigar as prévias, tem grande importância estratégica para as campanhas dos pré-candidatos. Em quatro dias, os aspirantes à Casa Branca enfrentarão as primárias de New Hampshire.

Um comentário:

CresceNet disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.