segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Califórnia em chamas!!!



Assistimos na televisão ontem o início de alguns focos de incêndio aqui no sul da Califórnia mas, só nos demos conta de como a coisa era séria, quando um casal de amigos ligou perguntando se poderia ficar aqui, caso tivessem que ser evacuados.



Hoje, estradas estão sendo bloqueadas, há mais outros focos - que não estão sendo contidos porque o vento está intenso e não pára- , e cidades vizinhas já estão sendo atingidas. Estamos em alerta. Nossa casa não tem mata em volta, que é a maior razão para algumas casas estarem em perigo, mas eu nunca passei por nenhuma calamidade da natureza dessa magnitude, e nem tive amigos que tenham passado por isso, então não tinha vivido a experiência.


Outra razão prá coisa ser levado tão a sério aqui é que a grande maioria das casas - eu arriscaria dizer que 95% delas - têm a estrutura feita de madeira. Quer melhor combustível???






* Clique na imagem prá ver mais fotos de casas em contrução aqui nos EUA.

Falamos com minha cunhada, que vive perto de um dos pontos críticos em San Diego, e ela diz que está tudo bem mas que foi liberada do trabalho por hoje. Então, ela resolveu ir para um dos lugares que estão servindo de abrigo para as pessoas que tiveram que deixar suas casas, para ajudar, e ela voltou prá casa, porque disse que tem mais voluntário do que gente precisando de ajuda! Essa é uma das características mais marcantes do americano. Eles sempre aparecem voluntariamente, em situações como essa, para ajudar.


Eu me lembro, no 11 de setembro, que tinha tanta gente doando sangue que eles pediram para as pessoas não doarem mais porque eles já não tinham lugar para guardar. É assim que eles são. Pode ser que seu vizinho faça um churrasco em casa para comemorar o aniversário e não te chame, mas se você precisar que ele molhe suas plantas e cuide de seu cachorro quando viaja, eles fazem isso com prazer.

Nenhum comentário: