quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Algumas manchetes americanas de dar raiva!

Algumas manchetes por aqui essa semana me chamam atenção por serem bem diferentes do que se vê no Brasil!!! Achei válido dividir com vocês!!!

Quarta-feira, 19 de setembro: EUA tiveram deflação em agosto (dá prá acreditar???)
O índice de preços ao consumidor caiu 0,1% em agosto nos Estados Unidos por causa da queda nos preços do petróleo no mês passado. Mas o núcleo da inflação, expurgados os preços altamente voláteis de energia e alimentos, subiu 0,2%. Este é índice que o Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve Board (Fed), o banco central americano, usa para tomar suas decisões sobre taxas de juros.

Terça-feira, 18 de setembro: Inflação no atacado caiu 1,4% nos EUA (????)
O índice pleno de preços ao produtor caiu 1,4% em agosto nos Estados Unidos por causa de quedas nos preços de energia e alimentos. Como esses dois itens são expurgados para o cálculo do chamado núcleo da inflação, este índice subiu 0,2%, acima da expectativa do mercado, devido a aumentos nos preços de automóveis e medicamentos. A energia caiu 6,6%, enquanto os alimentos baixaram 0,2%, na média.

Terça-feira, 18 de setembro: Fed reduz os juros nos EUA
O Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos Estados Unidos, reduziu hoje sua taxa básica de juros de 5,25% para 4,75% ao ano. Foi a primeira queda em quatro anos. Além de incentivar o investimento e o consumo, uma redução nos juros facilitaria a renegociação dos contratos que não estão sendo cumpridos por falta de pagamento, permitindo que mais pessoas mantenham suas casas. Um problema é que com a crise as casas se desvalorizaram, então alguns mutuários estão pagando preços acima dos valores atuais do mercado.

E isso tudo num momento em que a economia não anda assim muito bem das pernas por aqui. Afinal, segundo cálculos feitos pelo blog americano Pseudorandom, os EUA gastam por dia, na Guerra do Iraque, a bagatela de US$ 198.730.732. Um dinheiro que poderia ser utilizado dentro do país em muitos setores, não?

Fonte: Vida Global

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Simone, na minha opinião, de forma geral, o americano não se importa com esses gastos com as guerras porqie não houve um "draft" e para desencorajar manifestações, o governo "banca" essa economia de tudo as mil maravilhas pra manter o povo anestesiado...

Chris Rodrigues disse...

Pois é, minha cara. vc está certíssima.
Bjos

Anônimo disse...

Nem me fala... Eu ainda me pergunto se os americanos querem continuar nessa guerra... eu acho que não!
bjs

Anônimo disse...

Desisti de ler jornais ou ver as noticias!
Fico deprimida...

bj
p.s. tens um desafio no meu blog.