quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Economizando energia


Eu achei que o verão já estivesse no fim, mas parece que agosto foi o mês mais quente do ano, e as previsões são de temperaturas altísssimas para os próximos dias!!! O calor aqui tem sido tão intenso, que o Estado da Califórnia declarou uma espécie de "alerta de energia", que é o primeiro estágio para um blackout! Na verdade há três estágios e não acho que chegaríamos ao terceiro porque já neste momento muitas ações são tomadas como prevenção.

Primeiro, preciso explicar como é o sistema de ar-condicionados aqui, tanto prá aquecer, como prá esfriar. As casas têm refrigeração central, como a gente chama no Brasil. Há um termostato, então você liga o aparelho e seleciona a temperatura que quer manter em sua casa. Aí, o aparelho pode ligar e desligar automaticamente.

Nós estamos com o ar ligado o verão inteiro, lá fora parece uma sauna seca. E é seca, mesmo! A umidade do ar aqui é baixíssima, estou no meio do que era, ou é, um deserto, lembram?

Mas há um mecanismo, que o governo implantou há bastante tempo que, caso a utilização de energia no estado atinja um certo patamar, eles podem desligar nosso ar! Tudo bem, você escolhe se quer implantar ou não o tal aparelho que faz esse serviço, mas quase todo mundo o faz, porque o desconto na conta de luz é bem agradável.

Então, agora, nesse estágio 1 eles podem fazer isso e eu já estou em pânico, porque você acaba se acostumando com a temperatura dentro de casa, que também é a mesma em supermercados, shoppings, lojas, cinemas...

Por outro lado, vou tirar da tomada todos os aparelhos que não estamos usando, como televisões, DVDs, Wii, computadores, aparelhos extras de telefone (temos quatro em casa!) porque mesmo desligados, eles usam energia!!!! E você, o que tem feito para economizar energia?

5 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Que inveja, aqui está fazedno um frio de rachar e para piorar chove.

Osc@r Luiz disse...

Tenho meus métodos pra economizar energia também e admiro quem se preocupa com isso.
Querida, mi blog es tu blog!
Primeiro que a imagem não é minha, é fruto de garimpagem na internet. Segundo, que absolutamente tudo que estiver em qualquer um dos meus blogs está à sua disposição sem precisar se preocupar em pedir nem nada. Você é de casa e tem todo o direito.
Beijo!
Saudades!

Simone disse...

Ricardo,
nao liga nao, meu inverno chega daqui ha pouco e c certeza vai ser
pior q o seu!!! hahaha

Oscar, meu querido!
Obrigada!!!

Anônimo disse...

Oi Simone, vi no jornal que o calor aí está bárbaro e que já estão flando em crise... já desligaram seu AC? Nunca tinha ouvido falar nisso!
Eu procuro lavar e passar toda a roupra de uma vez, tomar banho curtos e estar sempre com as luzes apagadas.

bjs,

Isabella

Chris disse...

Aqui a gente estava com o mesmo problema, só que com os aquecedores... e ainda por cima havia uma crise de energia elétrica na Argentina. Mas graças a Deus o tempo melhorou e agora a gente tá podendo até dispensar o aquecedor. Fora ele, eu economizo desligando os aparelhos que não estamos udando, como vc.