segunda-feira, 23 de julho de 2007

Debate dos candidatos com a ajuda do You Tube

Acabei de assistir ao debate dos pré-candidatos democratas para a presidência dos Estados Unidos, na televisão - CNN prá ser mais específica. As eleições são somente em novembro do ano que vem, mas a coisa já está bem quente por aqui.

A grande novidade foi que, ao invés de perguntas lidas por um jornalista, ou por uma platéia com perguntas editadas anteriormente, como tem sido feito ultimamente no Brasil, a internet foi chamada à trabalho por aqui. Com o uso do
You Tube, site de vídeos públicos, cidadãos enviaram seus vídeos com perguntas para os candidatos.

Foi no mínimo interessante, porque as pessoas tiveram a oportunidade de fazer perguntas relacionadas às situações pessoais e atuais pelas quais vêm passando, como no caso de uma mulher que retirou a peruca mostrando a cabeça careca, devido a um câncer que ela contraiu que, segundo ela, poderia ter sido evitado se houvesse mais acesso à tratamentos preventivos.

Uma coisa que percebi, não sei se é novidade por aqui, mas os candidatos realmente respondiam às perguntas. Claro que todos são políticos antigos - dos oito pré-candidatos, sete são ou foram senadores e um é ex-governador - e sabem usar seu tempo prá vender suas posições. Acho que uma estratégia usada pela CNN que foi boa prá combater aqueles que gostam de enrolar e não responder o que foi perguntado, foi ter algumas pessoas que enviaram os vídeos na platéia, e vez por outra, o jornalista que era o MC perguntando: "Sua pergunta foi respondida?".

Achei o vídeo abaixo um dos mais interessantes, porque a pergunta realmente cabe em qualquer sociedade: "Como presidente, você trabalharia recebendo salário mínimo?"


Um comentário:

Carol Fonseca disse...

hahahahaha
No mínimo engraçado o SORRISÃO da garota ao lado da que faz a pergunta!!! rssssssss
Bjusss e tô chegandooo!!!