terça-feira, 24 de julho de 2007

Eleições presidenciais nos EUA


Mapa do número de representantes por estado no colégio eleitoral americano.



Já que falei aqui sobre o debate com os pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, achei por bem falar um pouco de como é a estrutura das eleições aqui.


Primero é importante ressaltar que, apesar de existir uma definição federal desse funcionamento, os Estados também podem fazer suas próprias regulamentações no entorno. Então vou falar em termos gerais, as exceções ficam prá uma pesquisa posterior, e caso você queira fazer, há alguns links na barra lateral dessa página que podem ajudar.


Os americanos podem votar a partir dos 18 anos, mas eles não são obrigados a votar. O presidente aqui é eleito indiretamente, através de um colégio eleitoral. Para ser candidato, o indivíduo pode estar filiado a um partido (os maiores são o Republicano, o Democrata e o Verde, mas há outros) ou concorrer de forma independente.


Então, acontece assim: as pessoas votam no dia das eleições (também há a possibilidade de se votar antes, por correio, caso a pessoa viage muito e solicite com antecedência) no candidato do seu partido. O candidato que receber o maior número de voto popular, ganha os votos daquele colégio eleitoral. Cada Estado tem um número de representantes no colégio eleitoral que deve ser diretamente proporcional ao número de pessoas que estão registradas para votar. Deu prá entender?



A idéia inicial do voto indireto era dar a todos os Estados o mesmo peso, no que tange à eleição do presidente. Mas parece que isso não agrada muitos porque os candidatos utilizam mais tempo nos Estados que têm o maior colégio eleitoral, ignorando os menores. E ainda há um detalhe muito importante. Para ser eleito, o candidato tem que obter um mínimo de 270 votos do colégio eleitoral.



Neste link você pode obter mais informações sobre eleições presidenciais e outras nos EUA e neste sobre as próximas eleições, de 2008. Divirta-se!!!

2 comentários:

Sonho Meu disse...

Oi amiga,
Adoro vir no seu blog e aprender coisas sobre os States.
Voce vqi votar aqui?

Simone disse...

Eu tb tenho aprendido muito, pq fico pesquisando antes de escrever e tem sido otimo!!!