quarta-feira, 25 de julho de 2007

Obesidade pega!!!

No Brasil costumamos ouvir nossos pais, ao criticar o grupo de amigos com quem nos cercamos, dizerem "quem anda com porcos, farelos come". A analogia vem bem a calhar, agora que foram publicados, no New England Journal of Medicine, os resultados de uma pesquisa realizada com o apoio do governo federal daqui dos Estados Unidos, envolvendo pesquisadores de várias universidades americanas,inclusive a de San Diego.Os cientistas, observaram cerca de 12 mil pessoas durante 32 anos.

Os resultados levam a crer que pessoas que têm amigos obesos têm 57% de chances de também se tornar um obeso!!! E a pesquisa afirma que a causa dessa influência não é tão somente porque ter amigos obesos significa que você provavelmente tem os mesmos hábitos alimentares que tornaram essa pessoa obesa, mas o que parece acontecer é que as pessoas que estão a sua volta também influenciam seu critério do que é considerado acima do normal, em se tratando do peso, e o que não é. Ou seja, se você só tem amigos obesos, você acaba achando que essa realidade é a mais natural, ou normal, como queira. Então, se você está um pouco acima do peso e olha para o seu círculo de amigos, onde há obesos, você se sente confortável com seu peso.

Para os pesquisadores o impacto é proporcional as suas relações pessoais mais fortes como amigos e família, até mesmo se eles moram longe! O que impressiona é que, até agora, os genes pareciam ser o fator mais forte nessa influência, mas a pesquisa mostra que laços sociais ganham.

Obesidade é um problema mundial. Cerca de 1,5 bilhões de pessoas no mundo todo estão acima do peso, 400 milhões são obesos. Esse número é maior do que o número de pessoas que passam fome. Ou seja, tem mais gente no mundo comendo demais, do que gente no mundo comendo de menos. Então, o problema não parece falta de comida, não???

Nenhum comentário: