quinta-feira, 5 de julho de 2007

Casar e ter filhos???


Ainda falando sobre as notícias que me chamaram atenção, nos jornais aqui, esta semana.
Em pesquisa do Pew Research Center, americanos de várias idades confirmaram que está acontecendo uma mudança de visão entre a relação casamento e filhos. Na parte mais "surpreendente" da pesquisa (assim adjetiva o Centro), apenas 41% dos americanos disseram que filhos são importantes para o sucesso no casamento (o que será sucesso prá eles?). Em 1990, quando os americanos receberam uma mesma lista para ordenar, 65% achavam que os filhos tinham tal importância. Dividir as tarefas domésticas chega a figurar entre os primeiros da lista, bem à frente de filhos.

Não vou aqui tecer comparações entre maridos brasileiros e americanos porque, como venho constantemente confirmando em minhas experiências, o ser humano é o mesmo em qualquer lugar do planeta e, se o sujeito é machista, isso provém da educação que teve na infância e bastante da índole do fulano - apesar de concordar plenamente que a cultura pode influenciar, sim.

Mas, há muito que venho percebendo que é comum ver casais jovens - às vezes antes mesmo de chegar aos 30 - que têm dois e às vezes três, quatro filhos, e isso dentro da classe média, educada, americana. E a mulher, em geral, é uma "Amélia"! No Brasil, já há alguns anos que a tendência na classe média, educada, é de ter um, no máximo dois filhos, mas geralmente após os 30 anos* (* esses são dados não oficiais, apenas provenientes da observação da minha vida de classe média, no Brasil,ok?).

Porém, algo que observei nesses casais americanos, geralmente, é que as mulheres têm boa parte da responsabilidade nessa escolha demográfica. Não é comum elas terem uma carreira. Elas querem ser mães, do lar, sentem orgulho nisso. Well, parece que as coisas estão mudando. E tem gente se surpreendendo!

A pesquisa traz outras informações muito interessantes sobre a sociedade americana, vale a pena dar uma olhada lá! Segundo o presidente do Centro, Andrew Kohut, o objetivo das pesquisas realizadas é tão somente fornecer os fatos e informações para ajudar o diálogo nacional, e não opinar sobre eles. Acho isso positivo. O link da pesquisa aqui: Marriage and parenting .
Só prá ter uma idéia, resolvi lançar a pesquisa aqui no bloguim também! Abaixo segue a lista oferecida para ser colocada em ordem de importância, respondendo à pergunta: "O que é importante para um casamento ter sucesso/ funcionar?" Dê uma olhada e me diga o que você acha!
  • Confiança
  • Bom relacionamento sexual
  • Dividir as tarefas domésticas
  • Renda satisfatória
  • Boa casa
  • Ter as mesmas crenças religiosas
  • Ter mesmos gostos e interesses
  • Concordar politicamente
  • Filhos
Na foto, nada mais "American Family" - eles não parecem bem novos prá terem três filhos? E isso parece ser o primeiro casamento!

3 comentários:

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

OI Simone,
Muito legal essa seu post... Sabe que estava pensando dia desses sobre isso... Acho que hoje vivemos em uma sociedade onde o dinheiro é a coisa mais importante... sendo assim, os valores da família vem sendo jogado de lado... eu admiro essasmulheres que abdicam da vida profissional para cuidar dos filhos...
Enfim... tendo sua listinha como ponto de referencia, vai aí minhas prioridades:
1) Confiança
2) Ter mesmos gostos e interesses
3) Renda satisfatória
4) Dividir as tarefas domésticas
5) Bom relacionamento sexual
6) Boa casa
7) Filhos
8) Ter as mesmas crenças religiosas
9) Concordar politicamente

bjs

Sonho Meu disse...

Amiguinha,
Confianca confianca e confianca.
A confianca 'e tudo num casamento. Se os parceiros confiam um no outro com certeza a vida vai ser muito mais prazeirosa e facil de viver.
bjos,
me

Jan disse...

Oi Simone,
Tambem achei muito interessante este post, principalmente porque hoje estou na situacao da 'amelia' que vc diz.
Eu escolhi a maternidade muito cedo, tinha 21 anos quando minha filha nasceu. Mas a maternidade para mim nunca significou abdicar minha carreira ou mesmo que filhos trouxessem felicidade para meu casamento. Tanto é que ele acabou 3 anos depois.
Anyway, eu casei novamente e depois de quase 3 anos de casada resolvemos que era hora de um filho: aos 31 tive meu segundo filho. Desta vez mais madura e ja sabendo dos desafios que viriam pela frente. Tanto pelo fato de estar morando num pais diferente, como o fato de criar uma crianca num mundo como hoje. Abri mao de trabalhar fora, mas jamais desisti da minha carreira. Acho importante para uma mae cuidar dos filhos mas tambem cuidar de si mesma. Nao vejo filhos como impedimento de crescimento profissional. Embora com filhos os gastos sejam muito maiores.
Seguindo sua lista, segue os fatores que considero mais importantes num relacionamento:

Confiança
Ter mesmos gostos e interesses
Bom relacionamento sexual
Renda satisfatoria
Filhos
Dividir as tarefas domestica
Boa casa
Concordar politicamente
Ter as mesmas crencas religiosas