quarta-feira, 4 de julho de 2007

Happy Independence Day!!!!


4 de Julho, Dia da Independência Americana, declarada em 1776. Hoje, os Estados Unidos comemoram 231 anos. A data é feriado nacional e, diferentemente de outros feriados, não é puxado prá segunda-feira, então esse ano, a maioria teve um descanso extra no meio da semana (um pouco de história americana no link USA History).

Eu sempre achei curioso como uma nação tão nova podia ser tão próspera. Discussões à parte sobre tudo o que ainda há que se fazer aqui - e há bastante - o país ficou internacionalmente conhecido como aquele onde os sonhos contemporâneos têm chance de serem realizados. Não deve ser à toa que pessoas do mundo inteiro tentam a vida aqui - claro que muitos completamente iludidos, ao meu ver.

Uma notícia que me chamou atenção hoje, que estava em todos os jornais, foi o aumento no número de imigrantes que estão se tornando cidadãos. Os números me impressionaram. No ano passado foram 702.589 novos cidadãos, contra 463.204 em 2003. Este ano, o número de pessoas que se inscreveram para solicitar a cidadania já demonstra um aumento vertiginoso. Somente em maio, 115.175 pessoas se inscreveram - um salto grande, se comparado à dezembro do ano passado, que teve 65.782 inscrições.

Os analistas dizem que uma das razões para esse aumento foi uma lei de imigração que foi rejeitada no senado que, sendo bem simplista, daria anistia àqueles imigrantes que moram aqui há muitos anos. Além disso, o iminente aumento na taxa do processo de naturalização, que passará de U$ 400,00 para U$ 675,00, a partir do dia 30 de julho, parece ter estimulado a crescente procura.

Para se tornar um cidadão americano, o imigrante deve ter morado aqui, continuamente por cinco anos, não ter nenhuma ficha criminal e passar em alguns testes, dentre eles o conhecimento da língua inglesa, da história americana e da estrutura de governo do país. Há algumas outras formas de se tornar um candidato, mas não vou entrar em detalhes sobre isso.

Como ainda não sou cidadã, tenho um caminho longo pela frente...

Um comentário:

Carol Fonseca disse...

Tudo é complicado, mas acho válido hj em dia, pois o mundo se globalizou e as pessoas não ficam mais estagnadas ao seu país... o mundo gira!!!!

Sobre o frio: Tô ferrada!!! rssss
Vou ter que sair com casaquinhos tbm... uhauhauhauhauha
Pelo menos no meu quarto poderei colocar o ar na temperatura q quiser (isso se eu liga-lo)!!!!

Bjinhos