quinta-feira, 7 de junho de 2007

CPF/Identidade/Carteira de motorista


Apesar de vir prá cá regularmente desde 2002, só mesmo quando me mudei é que me dei conta de que, para morar nesse país, ainda havia alguns documentos que eu teria que ter para conseguir ser um pouco "normal", que somente meu "green card" não bastava. A primeira coisa que eu tinha que ter era o CPF.
Como no Brasil, para abrir conta em banco ou fazer qualquer outra transação do tipo, onde você tem que se identificar, o CPF é fundamental. Esse documento foi fácil de tirar mas como eu usei meu nome de casada nele e no "green card" tinha meu nome de solteira, comecei a ter que me explicar nos lugares onde os apresentava e logo, logo, vi que tinha que tirar minha identidade o mais rápido possível. Só tinha um problema: o documento que todo mundo usa aqui como identidade é a carteira de motorista!
Aprendi a dirigir por volta dos 13 anos de idade, tirei carteira aos 18,mas nunca tive um carro meu, então a prática do dia-a-dia dirigindo, eu não tinha. E aqui, algumas regras de trânsito são diferentes - entro em detalhes num próximo post - então tive que fazer algumas aulas. Passei no primeiro teste e a foto ao lado é da minha carteira-identidade, recebida em dezembro. Dirigir na cidade é fácil, parece até a Disney, todo mundo parece muito calmo e respeitoso - com exceção de Los Angeles, lógico! O difícil prá mim foi enfrentar as freeways daqui. Nas primeiras vezes quase chorei de medo. Todo mundo tem que correr, parece a Avenida Brasil ou Linha Amarela, do Rio. Se você não estiver voando, corre o risco de ter um carro passando por cima de você!!! As velocidades podem chegar a 112 km/h, oficialmente, mas muita gente ultrapassa esse limite e chega a 140km/h, é um pandêmonio! Agora já estou mais calma porque tenho dirigido muito por aqui por causa do trabalho que estou realizando agora - também falo disso num próximo post. Aliás, os números das velocidades estão assim quebrados porque os americanos não usam o sistema métrico - ah, isso também fica para um outro post!!!

5 comentários:

Alex Falcão disse...

Deu bobeira!!!! Não dava para borrar o ano de nascimento, menina??? EU não esqueceria nunca! rsrs Great job! Keep it up!

Chris Rodrigues disse...

Daqui a pouco vc tá craque na direção, é só começar...bjos
Eu amo velocidade!!!

Carol Fonseca disse...

É... a vida ái é diferente mesmo!!! rsss
Ainda bem que eu vou com a minha carteira daqui mesmo!!! rssss
Bjinhos

CONTANDO HISTÓRIAS disse...

Oi Sí, Adorei seu blog! Vou visitá-lo mais vezes pra saber como vão suas aventuras por aí.
Boa sorte e muitos bjs

Carlos Zev Solano disse...

Oi Simone,

realmente os Estados Unidos têm certas particularidades e não são só nas regulamentações, mas no modo do povo de encarar a vida.
Aliás, sui generis.

Beijos.