quinta-feira, 28 de junho de 2007

Bebidas Acoólicas Parte II

Voltando ao tema, além da idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas, ser pego dirigindo sob influência de álcool é crime! E pelo que percebo quando falamos no assunto por aqui, uma vergonha pessoal e familiar!


Na Califórnia, as primeiras leis sobre dirigir intoxicado foram estabelecidas em 1911. Mas, a expressão intoxicado deixava margens para interpretações particulares sobre quem estava em condições de dirigir e quem não estava. Apesar das pessoas serem pegas pelos policiais e levadas ao tribunal, muitas delas saíam sem serem punidas adequadamente. Então, nos anos 80, com a pressão de vários grupos organizados, notadamente um grupo chamado "Mães Contra Direção Alcoolizada", que consiste de mães de vítimas que foram acidentadas por causa de motoristas dirigindo alcoolizados, houve uma mudança nas leis que estipulou o nível de álcool no sangue que o indivíduo que dirigia devia ter, para ser considerado sob a influência de álcool (aqui, Driving Under the Influence, virou um acrônimo que todo mundo conhece, DUI). A história completa e outros links sobre o assunto em California DUI .


Se um policial pára o seu carro com a suspeita de que você está "dirigindo sob a influência" (pode ser de bebida alcoólica ou drogas), ele deve solicitar um teste de sobriedade prá você (existe uma dezena deles, dá uma olhada nesse link, se quiser informações detalhadas Field Sobriety Tests). Os mais comuns são falar o alfabeto de trás prá frente (eu não consigo fazer isso nem sóbria!!!), andar sobre uma linha reta, colocar o dedo na ponta do nariz e fazer o quatro. Além disso, o policial pode solicitar que você faça o teste do bafômetro. Você tem o direito de negar, mas isso será utilizado no tribunal - é, você será julgado! - como se fosse uma confissão de que você estava dirigindo alcoolizado. Há varias consequências para quem é preso em por causa de uma DUI, de suspensão da carteira (foi o que aconteceu com Paris Hilton), multa, ter que fazer serviços comunitários (como pegar lixo na beira das estradas), ou seja, a pessoa vai ser punida de alguma forma. E se é a segunda vez que isso ocorre durante um certo período - dez anos, acho - aí a coisa é ainda mais complicada.
O vídeo abaixo mostra um suspeito de estar dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas sendo testado. É engraçadíssimo, apesar de trágico!


3 comentários:

Carol Fonseca disse...

hehehehe
realmente... sem condições esse aí rssss!!!
Então, estou indo pra San Diego e pretendo ficar por lá uns 6 meses!!!
Bjinhos
PS: Coloque o meu site como Passaporte. rssss o "ca" era só pra colocar um endereço... rssss

Simone disse...

Correção solicitada, correção feita, Carol!!!

Megui disse...

Oi Simone,

Muito interessante o seu blog. Vou aparecer aqui pra ler com mais calma.