segunda-feira, 25 de junho de 2007

Abuso legal


A minha intenção era de voltar ao tema do uso de bebida alcóolica aqui e das diferenças quanto ao Brasil, mas uma notícia que acabo de ler na internet, e que está em todos os jornais televisivos, me obrigou a falar do sistema judiciário americano e como as pessoas abusam de tanto direito!






A notícia que me desvirtuou foi o resultado de uma briga na justiça entre um juiz e uma lavanderia. Segundo Roy L. Pearson, o juiz, a lavanderia teria perdido uma calça nova que ele havia deixado lá prá lavar. Quando ele retornou para pegar a calça, foi surpreendido com uma calça que não era a dele. Resultado: o senhor Pearson queria receber 54 milhões de dólares porque, segundo ele, a lavanderia não serviu a uma das leis da cidade que é a de "satisfação garantida". Ele perdeu a causa. A história completa no link : The Pants of Millions .


Os Estados Unidos têm todo o tipo de lei prá proteger os consumidores e as pessoas são encorajadas por advogados especializados a buscar compensações sobre abusos cometidos. Há um lado bastante positivo nisso. Depois de consumidores ganharem ação atrás de ação, o respeito ao consumidor aumentou muuuiiito. Isso tudo fez com que os comerciais fossem mais explicativos quanto aos efeitos dos produtos anunciados; foi aqui que se reenforçou a necessidade dos produtos nos supermercados terem todo tipo de informação e isso se estendeu a todo tipo de direitos e responsabilidades.



Uma outra grande diferença que havia notado aqui havia sido com relação aos parques para as crianças pequenas - acho que até uns 9 anos. Todos são cobertos de areia, algo que já vi no Brasil, mas aí não é comum. Mas o mais interessante que encontrei foram os balanços! Eles são sempre feitos de borracha! Não é fantástica a idéia? Mas a mudança só veio depois de algumas criançcas "quebrarem a cabeça" depois de baterem nos balanços de madeira e as mães entrarem na justiça contra os responsáveis pelos parques e ganharem alguns milhões de dólares. O efeito foi positivo, apesar de um pouco tarde.

Mas, no geral, acho que, apesar de tornar os americanos sempre alertas e com medo de fazer alguma coisa - ou não fazer - que possa gerar um caso na justiça, as consequências parecem terem sido positivas no cotidiano das pessoas. Mas, é lógico, que sempre vai haver aquele tipo de pessoa que quer tirar vantagem da situação, e isso acontece aqui, no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo porque o ser humano, visto de perto, é o mesmo em qualquer lugar!
As fotos são de um parque pequeno aqui perto de casa!



4 comentários:

Unknown disse...

Oi, Simone. Passei pra retribuir a visita e, claro, já adicionei a *Canarinha* nos favoritos.
Abraços ;-)

Sonho Meu disse...

Oi Simone,
Vim te visitar.
Adorei o teu blog e a forma como vc escreve.
Amiga moro aqui nos States ha 7 anos. O marido gringo conhecí em SP 30 anos atras e de la pra cá tamos juntos pra o que der e vier. Tenho dois filhos já crescidos e mais ou menos formados.
Adoro Estados Unidos, porque as leis aqui funcionam e o cidadao é tratado como tal. Jeitinho aqui nao tem vez e é assim que deve ser.
Bjokinhas,
me

Simone disse...

Concordo totalmente c vc, Me, e essa democratização das leis é uma das coisas q mais gosto daqui - serve p todos e funciona!

Lulu disse...

Oi Simone, adoro ler o seu blog!
Acho bem interesante os temas que voce escreve!
Um abracao, Lu Musa (Murrieta, CA)