sexta-feira, 22 de junho de 2007

Bebidas alcoólicas - Parte I


Esse é um tema muito vasto, complexo e diferentemente abordado no Brasil. Eu mesma ainda estou tentando entender todas as legislações e abrangência acerca do assunto. Vou ter que falar sobre o consumo de álcool e sua proibição em vários níveis do cotidiano das pessoas aqui, mas achei por bem começar pela idade.

A idéia só veio depois que, pela segunda vez, ao pedir uma bebida alcoólica por aqui, solicitaram minha identidade!!!! A primeira vez foi no avião, vindo prá cá, alguns anos atrás, quando pedi vinho para acompanhar meu jantar. Acho que, provavelmente porque eu estava morrendo de rir assistindo à Era do Gelo, a aeromoça achou que eu só podia ser menor de idade para o consumo de bebidas!!!

Acontece que, o consumo de álcool aqui na Califórnia só é permitido após 21 anos de idade!!! Se o sujeito menor de 21 anos é pego tentando comprar bebida alcoólica, ele pode ser condenado a pagar uma multa de até U$ 100.00 e/ou fazer 24 a 32 horas de serviços comunitários e mais, ele perde a carteira de motorista por um ano (lembre que aqui eles tiram a carteira aos 16 anos) e se ele não tiver uma, ele terá que esperar um ano a mais prá poder tirar - ou seja, vai ficar atrasado em relação aos amigos, só podendo tirar a carteira aos 17 anos! E isso é só prá quem tenta comprar bebida alcoólica!

Prá quem é menor de 21 e é pego com qualquer bebida alcoólica, a multa pode ser de U$ 250.00, 24 a 32 horas de serviços comunitários e a perda da carteira de motorista por um ano ou, se ele não tiver ainda, terá que esperar um ano a mais prá tirar uma!

E, adicionado à tudo isso há punição para quem serve bebida a menores - eles podem ser condenados até mesmo se o menor tinha uma identidade falsa ou adulterada, ou seja, mesmo eles pedindo a identidade à pessoa, eles têm que estar certos de que o documento é verdadeiro!!! E claro, também há várias punições para os donos de estabelecimentos que forem pegos vendendo bebidas à menores, não vou entrar nestes detalhes.

O tema é levado tão a sério por aqui que, até mesmo uma adaptação de "Chapeuzinho Vermelho", em que a heroína leva prá vovózinha uma cesta com comida e vinho, foi retirada da lista de livros recomendados para a leitura por um Conselho Escolar numa cidade aqui da Califórnia!


Bem, como disse o tema se estende em vários outros âmbitos da vida por aqui, e eu continuo a falar do assunto num próximo post, tá?


4 comentários:

Carlos Zev Solano disse...

Valeu Simone, em algum tempo serei um especialista em Califórnia e afins, hahahhahaha.

Gostei do post. Quero mais!

Beijos.

Carol Fonseca disse...

Eu já sabia sobre essa coisa da bebida... tbm tem muita história e proibição em cima do cigarro!!!
Folks para nós brasileiros que estamos acostumados com o jeitinho né?!?!
Mas ainda bem que esse problema de idade já não interfere mais na minha viagem!!! rsssss
Bjusss

Sonho Meu disse...

Simone,
Moro no estado da Maryland e por aqui as leis são rigidas em se tratando de dar bebidas pra menores de 21 anos, dirigir embriagados etc etc.
Vou te contar um caso acontecido aqui:
Semana passada, uma mãe foi condenada a mais de 2 anos de prisao. Motivo...ela fez uma festa de aniversario.regada a vinho, para o filho dela de 16 anos e os amiguinhos dele. No meio da festa a policia bateu na porta(alguem denunciou), intimou ela e o marido e agora veio o veredicto. Pra vc ver como as coisas aqui funcionam.
Tambem tem muitas mortes de crianças de 16 anos dirigindo embriagados. Tem que ser rigido mesmo !
bjos,
me

Simone disse...

Aqui na Califórnia parece q é assim tb, não se pode nem ter bebida fora de ambientes q têm permissão p vendê-los. Acho q, infelizmente, o álcool se tornou um perigo, principalmente no sangue de crianças q podem dirigir, então tem q ter muita lei p contê-los mesmo!