segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Suprema Corte dos EUA

Com a confirmação da juíza Sonia Sotomayor para a Suprema Corte dos EUA, história está sendo feita. Sonia é a primeira hispânica a ocupar um posto na principal instância do Judiciário norte-americano e a terceira mulher a ocupar uma vaga na Corte. Ela prestou juramento neste sábado passado e vai ocupar o cargo vitalício em setembro.

A Suprema Corte dos EUA é o que no Brasil chamamos de Supremo Tribunal Federal, fazendo parte do Poder Judiciário. A principal ação de ambos é a mesma, guardar Constituição, ou seja, verificar se qualquer tipo de ação que chega até eles está de acordo com a constituição do país ou não. Também se diz que é o órgão que exerce as funções de Tribunal de última instância, ou seja, as decisões ali tomadas não podem ser revertidas.

E continuando nossa série com perguntas – e respostas – que têm probabilidade de aparecerem num teste de naturalização americana, segue:

12. What does the judicial branch do? (Qual é a função do Poder Judiciário?)
13. What is the highest court in the United States? (Qual é a mais alta Corte dos EUA?)
14. How many justices are on the Supreme Court? (Quantos juízes compõem a Corte Suprema dos EUA?)
15. Who is the Chief Justice of the United States now? (Quem é o Chefe da Justiça dos EUA no momento?)

Respostas
12. Reviews laws (Examina as leis); explains laws (explica as leis); resolves disputes, disagreements (resolve disputas e desentendimentos); decides if a law goes against the Constitution (decide se uma lei vai de encontro à Constituição).
13. The Supreme Court (A Suprema Corte).
14. nine (9).
15. John Roberts (John G. Roberts, Jr.).

Nenhum comentário: