sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Votando sem sair do carro

Minhas observações do sistema eleitoral americano me fazem concluir que este é um setor em que os americanos podiam aprender um pouquinho com os brasileiros. Sem discutir o sistema como um todo, porque eu ia precisar explicar primeiro o americano e depois compará-lo ao brasileiro e esse post ia ficar enorme e chato (aliás esse tipo de informação é facilmente encontrada na internet em fonte seguras), vou me ater a algumas decisões práticas que podiam ser tomadas aqui, prá facilitar a presença dos eleitores nas votações - lembrem, nos EUA não é obrigação do cidadão o ato de votar.


Eu começaria com o dia escolhido. No Brasil, sempre cai num fim de semana. Aqui não. Exatamente o contrário, é sempre num dia de semana. Não é preciso explicar a dificuldade que isso acarreta para muitos, não é?

Outra coisa é a insistência na utilização do papel. Além de extremamente anti-ecológico, num país que vem lutando prá ser verde, ajuda na demora da votação, criando mais filas, dúvidas e etc. Alguns estados testaram votações eletrônicas mas eles ainda não estão satisfeitos com a segurança das máquinas. No país da criação do computador pessoal, eu imaginava que eles já podiam estar avançados nessa tecnologia, não?

Mas, com essas e outras contradições de um primeiro mundo, eis que esse ano há algo novo no ar. Votar, eletronicamente, sem sair do carro, em drive-throughs, daqueles tipo os de lojas onde se compra café ou sanduíche. Não é fantástico? E como aqui é permitido votar com antecedência - outro ponto positivo do sistema - muita gente já está fez da iguaria.

A experiência do voto sem sair do carro ainda foi por apenas um dia, no Condado de Orange, aqui na Califórnia. Mas parece que foi satisfatório! Já existe em um outro condado da Califórnia um local onde você pode levar o seu voto, caso você tenha recebido o papel pelo correio.Mas agora há a possibilidade de você sair de casa, ir ao local de votação, entrar na pista onde está a cabine e votar! Para os aficcionados por carro como os californianos, nada mais cômodo!

3 comentários:

Anônimo disse...

SIMONE, cadê vc pra falar da vitória avassaladora do Obama??!!

bjs orgulhosos de Virginia!

Carlos Zev Solano disse...

Drive Thru!
Esses americanos!

Abraços,

Anônimo disse...

Oi Simone,
Sou mais uma brasileira vivendo no exterior, jornalista (de folga...)
Também senti essa diferença nas eleições, engraçado, que pensei que fosse principalmente pelo local que vivo - Texas. Enfim...
Espero sua visita no www.expatriadas.com. Lá procuro "dar" um olhar feminino para a vida em outro país.
Parabéns pelo blog.
Abraço,
Carmem.