quinta-feira, 17 de julho de 2008

Táxis de LA vão funcionar como os do Brasil

Essa foi uma notícia que me surpreendeu um pouco, devido a esse jeito americano de ser tão correto e por isso não pude deixar de compartilhar com vocês.

Na maioria das cidades americanas - acho que a maior exceção é Nova Iorque - você não consegue levantar o braço ou dar um grito, um assovio, e fazer com que um táxi pare prá você, em qualquer lugar. Os táxis têm lugar específicos onde podem parar e outros lugares em que eles não podem nem circular, é o maior cerceamento do ir e vir.

Pois ontem, a prefeitura de Los Angeles (LA) aprovou um teste de 6 meses que vai permitir que os táxis da cidade parem em qualquer lugar - na verdade, há alguns lugares que a proibição continua, como pontos de ônibus. Eles vão até ser autorizados a parar em fila dupla!!!

Eu acho que é bastante cômodo prá quem precisa do serviço, principalmente em dia de chuva e à noite, quando você não quer ficar andando atrás dos pontos de táxi. Mas, tendo morado na cidade do Rio de Janeiro, tenho uma lembrança muito negativa do impacto que o estacionamento de táxis em qualquer lugar tem no tráfego. A falta de educação impera, prá quem está dirigindo é um pesadelo. Mas, quem sabe por aqui eles vão manter uma certa ordem, não?

Onde você mora os táxis podem parar em qualquer lugar para embarcar e desembarcar passageiros?

2 comentários:

Marcie disse...

Oi ! Nem sabia que nos EUA era assim: táxi só podia parar em lugar específico. Não é o que vejo nos filmes, as pessoas assoviam e o totó, digo, táxi pára em qq lugar.
É engraçado vc mencionar que os americanos são todos certinhos.
Aqui no Brasil eu estou me especializando em avançar todos os sinais vermelhos. É incrível como não consigo parar em nenhum sinal fechado(morro de vergonha de admitir, mas o que posso fazer se não temos segurança?). O Rio tá tão violento que a gente não tem como ser correto. Se vc é correto leva tiro. O jeito é ser errado mesmo, infelizmente.

Anônimo disse...

Oi Simone, recentemente os táxis de DC passaram a ter taxímetro. Antes as corridas eram cobradas por regiões que o táxi passava... Eu nunca entendi esse sistema. E o taxista tb podia pegar gente que estava indo no mesmo caminho que vc, sem seu consentimento. Acho q isso ainda é permitido.

Onde moro só chamando o táxi. É muito difícil acahr um táxi de bobeira na rua.

Como não tenho carro, uso táxi de vez em quando mas está bem caro por aqui...

bjs