terça-feira, 8 de julho de 2008

Descobri o Boys and Girls Club (clube de meninas e meninos)! Prá vocês que não sabem, tenho um enteado de 9 anos de idade, que mora com a mãe e vem sempre nos visitar nos finais de semana. E agora é tempo de férias de verão, então ele fica mais dias com a gente. Só que o calor aqui está atingindo temperaturas muito altas, cerca de 45 graus Celsius, muitas vezes. Então fica um pouco difícil entreter um garoto dessa idade, sem deixá-lo embaixo desse sol. E aí veio a idéia: porque não vemos o que eles têm lá no Boys and Girls Club?

Acabei por descobrir uma instituição fantástica, que funciona nos EUA desde 1860. Cada clube é constituído de umas três salas grandes, sendo uma onde eles passam filmes prá criançada, uma outra contendo computadores e mesas prá se fazer dever de casa e a terceira com mesas de ping-pong, bilhar, e outros jogos desse tipo. E ainda há atividades do lado de fora, porque a maioria dos clubes é dentro de um parque ou até mesmo de uma escola.

Prá utilizar o clube é preciso pagar uma taxa, que varia de $5 a $20 dólares por ano. E aí, a criança tem direito de ir para o clube a partir das 2:30 da tarde - que é o horário que as crianças saem da escola por aqui - e podem ficar até às 7 da noite. Sempre na companhia de instrutores treinados pelos clubes e muitas vezes voluntários.

No verão há o que eles chamam de Summer Camp. Você pode deixar a criança lá às 6:30 da manhã e eles às vezes passeiam com as crianças, levam à museus, jogos de beiseball, mas aí há o preço de $25 dólares extra.

A idéia original era de tirar as crianças das ruas, local onde a maioria vai quando sai da escola. Ou, de suprir algumas crianças de um acompanhante, uma vez que muitas crianças ficam sozinhas em casa, esperando os pais chegarem do trabalho. Há até ônibus prá pegar as crianças na escola e levar direto prá lá, por uma taxa extra. Mas, para pais que trabalham, é uma mão na roda!

Acho esses programas “após-escola” ótimos. Sei que existem algumas comunidades no Brasil que já utilizam essa idéia e pode-se notar a diferença na educação das crianças que os atendem, dizem educadores. E geralmente esses programas começam com voluntários. Palmas para todos eles!

Nenhum comentário: