segunda-feira, 2 de junho de 2008

Hilary vence em Porto Rico

Assisti, ontem, ao discurso da candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, após anunciar sua vitória na eleição primária de Porto Rico.

Como é um Estado livre associado aos EUA, os eleitores de Porto Rico não votam na eleição presidencial americana, mas a primária indica uma tendência para o eleitorado de origem latino-americana, que têm votado com Hilary massivamente, e especialmente porto-riquenha.

Hillary ganhou por mais de 2 a 1, mantendo a média na disputa com o senador Barack Obama pelo voto de origem latino-americana. Entre os católicos latino-americanos, ela ganha por 69% a 29%. Entre todos os americanos de origem latino-americana, por 61% a 35%.

Com o resultado, Hillary fica com a maioria dos 55 delegados de Porto Rico, mas isso não faz grande diferença na disputa com Obama. E o comparecimento foi baixo. Apenas 20% votaram.

Pelos cálculos do jornal The Washington Post, até agora o senador Obama tinha o apoio de 2.052 delegados e Hillary de 1.877.
Fonte: Vida Global

Nenhum comentário: