sexta-feira, 16 de maio de 2008

Califórnia aprova casamento gay

A Suprema Corte da Califórnia anulou, na quinta-feira, a proibição dos casamentos homossexuais no Estado, que é o mais populoso dos Estados Unidos.

A corte concluiu que as leis locais que restringiam o matrimônio a casais homossexuais contradiziam os direitos assegurados pela Constituição Estadual. Adversários do casamento homossexual prometeram contestar a sentença com um plebiscito. O Estado da Califórnia é o segundo estado americano a fazer isso, depois de Massachusetts.

A medida deve deflagrar um amplo debate nos EUA e colocar mais um tema de alto apelo religioso e emocional na campanha para a eleição presidencial de 4 de novembro, apesar dos candidatos evitarem o assunto.

Até agora, além de Massachusetts ter sido o único Estado norte-americano que autorizava o casamento gay, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey e Vermont aceitam uniões civis, que garantem vários direitos aos cônjuges do mesmo sexo, mas sem um pleno reconhecimento jurídico em nível federal, como o casamento.

Em 2000, os californianos reafirmaram nas urnas uma lei estadual de 1977 que definia o casamento como a união entre um homem e uma mulher. Quatro anos mais tarde, o prefeito de San Francisco, Gavin Newsom, desrespeitou a lei ao conceder licenças para o casamento de pessoas do mesmo sexo, o que levou à disputa judicial afinal decidida ontem pela Suprema Corte estadual. Mas ainda há muita luta pela frente.

O Canarinho quer saber sua opinião! Deixe seu comentário dizendo o que você pensa sobre o assunto! Você é a favor do casamento gay? Ou você concorda que casamento deve existir apenas entre um homem e uma mulher? A união estável, seria a solução? Ou é tudo uma pouca-vergonha?

Fonte: Estadão

2 comentários:

Bel Marques disse...

Oi Simone
Cheguei ao seu blog pelo Síndrome, e achei muito legal, pois de uma maneira bem leve traz informações sobre a vida ai.
Quanto ao casamento, sou totalmente a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, acho que neste mundo tão conturbado, o Afeto, o Amor e carinho é que deve prevalecer, quanto a ser do mesmo sexo é só um detalhe.
Vou colocar seu blog nos meu preferidos e linkar ele no meu, ok?
Abraços

Simone Talarico-Ross disse...

Bel ,desculpe a demora em te responder, mas de qq forma, muito obrigada pela visita, venha sempre q quiser!!!
Pode ficar a vontade p linkar o blog no seu! Alias, muito fofo o seu blog, passei lah c pressa, mas vou voltar p conhecer c mais calma!
Bjks