terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

E as análises sobre o Oscar continuam!

O assunto ainda é o Oscar, pelo menos nas análises de especialistas de audiência por aqui. O número - 32 milhões de espectadores - concorre na categoria de uma das menores audiências que o evento teve desde 2003 - que teve 33 milhões de telespectadores e terminou com Chicago como o filme vencedor naquela noite.

Vou dar a minha análise, afinal jornalista não é, em síntese, o sujeito que sabe um pouco de tudo?

O povo aqui parece estar cansado de violência. Na tevê, diariamente, nos telejornais da manhã, do almoço e da noite, vemos imagens de carros explodidos no Iraque, feiras pelo ar, sem falar em Darfur e República do Congo e seus refugiados. Agora, sem timidez na exposição das imagens, é possível se ver os corpos carbonizados, pessoas sendo carregadas sem um dos membros, crianças em situações inimigináveis.

E ainda tem os veteranos de guerra, que em tempos de tecnologia de ponta retornam sem um membro ou sem nenhum membro, às vezes até sem rosto! E claro, eles são mostrados de close!

A realidade tem sido bastante cruel, visualmente falando, por aqui - sem falar no óbvio, que é conhecer alguém nessas condições, o que não é nada raro.

Então, imagino que se a pessoa não é cinéfila e não tem algum conhecimento de cineastas como os irmãos Cohen, é possível que o trailer, por si só, não os atraia, na verdade, até os repulse. E com isso, não há aquela vontade de assistir à premiação, porque não está lá o filme para o qual se quer torcer.

Só prá vocês terem uma idéia, “No Country for Old Men”, o filme dos irmãos citados, embolsou U$ 64 milhões nas bilheterias. Já “Bourne Ultimatum”, com Matt Damon, teve U$ 224 milhões de faturamento no cinema!

Mas a análise final deveria ser de que não há importância alguma nos números de audiência, afinal, a premiação só por acaso, nessa noite, acaba sendo um programa de tevê, e não o contrário!

Só espero que a Academia mantenha o padrão que tem mostrado nos últimos anos, premiando o trabalho dos melhores profissionais de cinema, não se rendendo à esses índices de audiência!

2 comentários:

Sonho Meu disse...

Eu ví a entrega do Oscar, mas nao gostei tanto nao. Acho que toda aquela magia de antigamente tá acabando. Quantas vezes vaamos ter o Jack Nicholson nesses eventos? Ele foi lá pra conorrer a algum premio? As piadinhas nao achei nada engraçado. O show musical pessimo...digno de um showzinho de high school e os filmes fracos e violentos. Nao assisti nenhum...o o unico que vi foi "Alway from her", que tambem nao achei grande coisa. Enfim nao tive saco de ver a premiaçao até o fim.
bjos,
me

oshiro disse...

Parece que cada vez mais o dinheiro fala mais alto. Se der mais audiencia, não importa o que seja, será exibido.
Pelo menos por aqui imagens de guerra não são tão escancaradas assim, mas em compensação, quanto menos roupa significa mais audiencia. Como exemplo o sucesso do carnaval esse ano: o menor tapa-sexo do mundo, 4,5cm hahahaha