terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Obama e McCain largam na frente em New Hampshire?


Em meio a uma campanha frenética de véspera de votação, uma pesquisa do Instituto Gallup para o jornal USA Today dá vantagem aos senadores Barack Obama, do partido Democrata, e John McCain, do Republicano, nas eleições primárias de hoje, em New Hampshire, na escolha dos candidatos desses partidos à eleição presidencial de novembro, aqui.


No Partido Democrata, Barack Obama, que até ontem aparecia em empate técnico, abriu uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre a também senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton.

Entre os republicanos, John McCain está quatro pontos à frente do ex-governador Mitt Romney, do vizinho estado de Massachusetts, que era considerado o favorito.

A surpresa é geral. Primeiro porque Obama não parecia estar muito articulado em seus discursos, e a inexperiência era seu fraco. Mas, ao seu lado ele teve pessoas que geralmente não participavam das eleições, e que estão agora ativas, e parece que esse têm sido um grande diferencial. Já McCain saiu-se muito bem num debate que assisti, no domingo, transmitido pela NBC, porque ele é um dos poucos republicanos, senão o único, na minha opinião, que responde às perguntas, mesmo correndo o risco de ser impopular.

A temporada das primárias começa em janeiro e dura até junho. Durante o processo, os candidatos lutam dentro dos principais partidos – o Republicano e o Democrata – pela indicação para concorrer à Presidência. As prévias de New Hampshire são muito importantes na corrida presidencial americana. Estou de olho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, Simone, a meu ver o xis da questão está na "surpresa" geral, seja pela dianteira do Obama, medida nas pesquisas antes de New Hampshire, seja pela sua derrota.

A obra é da imprensa. Que insufla a possiilidade de quem é novidade. Caso desse fulano, Obama, ô nome, de origem "cidadã", com idéias parecidas com as de todos os populistas, coisas como "mudanças", "vontade política" e outras bestagens.

Como você deve saber, aqui na tupiniquéia a idéia da esquerda flatulente é que os democratas
norte-americanos são bonzinhos, ou de esquerda. E os repulicanos são maus, ou de direita. Torcem aqui pelo Obama, sem atinar que ele é do partido da Hilary... Não sabem que a caça de pretos era esporte dos democratas sulistas até algumas décadas atrás...

Pensam que a eleição de um democrata americano seria um desvio à esquerda na política daí. Vão por aí as pautas do Trem Azul.

Mudando, vi lá a foto da Faith Hill - nunca tinha visto - mostrando fotoshopagem nela. Mas há um detalhe indicando que a moça é bonita, vale como dica para separar joio e trigo nesse tema: repare na mão. É bonita. Pode falar o que quiser, a fulana é bem feita. E durável.

Bem, foi um prazer conhecer você, estarei sempre por aqui atrás de seu olhar - gostei - sobre os fatos daí. Vejo que você tem outos amigos que escrevem, vou olhá-los. Beijo e sorte.