terça-feira, 4 de setembro de 2007

Sobre incêndios


Quase todo dia, durante todo o verão, há notícias de incêndios por aqui. E alguns têm sido bem perto de onde moramos, geralmente perto de estradas, porque muita gente que fuma, joga a ponta do cigarro prá fora da janela e acaba provocando uma destruição trágica, porque o ar é muito seco e a grama tá toda queimada. Também há aqueles que são causados por piromaníacos, que sentem um certo prazer em ver fogo. Outra razão para o início de incêndios aqui são os raios que quando caem no meio de florestas, espalham fogo e aí, é bem difícil de conter.

Hoje, a notícia de que um incêndio, que começou em junho, num Parque Nacional aqui na Califórnia, tenha sido contido, trouxe alívio. 240 mil acres foram queimados. O incêndio começou por causa de faíscas provenientes de um equipamento que estava sendo usado no conserto de uns canos d'água. Os dois trabalhadores envolvidos estão sendo processados por terem sido negligentes. Mas, a preocupação continua porque novos focos são encontrados a toda hora. E aqui, muita gente já se prepara para acontecimentos como estes.

Tenho uma amiga aqui que me disse que há uns anos atrás, quando a situação também estava bem crítica, como agora, que um fogo estava perto da casa dela, numa floresta. Os bombeiros foram na vizinhança e avisaram a todos para recolher roupas e qualquer coisa de valor e colocar dentro de seus carros, porque se o fogo chegasse mais perto eles evacuariam a área sem dar tempo prá ninguém retirar nada. No final, eles conseguiram conter o fogo e eles não precisaram deixar a casa, mas a sensação de que você vai ter que abandonar seu lar prá ser destruído não deve ser das mais agradáveis.


A maioria das pessoas por aqui tem uma caixa que é resistente à fogo, prá você colocar documentos e outras coisas que são importantes prá você. Em caso de incêndio, a casa pode ser destruída, mas a caixa fica intacta. Nós aqui em casa não tínhamos uma e adquirimos essa aí da foto só por precaução. Ela é bem parecida com uma maleta, com alça e bem pesada, e nos custou em torno de 20 dólares, mas valeu a pena a paz de espírito que ela nos trouxe...

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que precisaria de umas 10 malas dessas... e cabe um laptop dentro?

Nem gosto de pensar nisso...

Aqui tb tem incêndio a toda hora. Muitos causados por velas e churrasqueiras mal apagadas...

Chris disse...

Que interessante e como não é tão cara, vale muito a pena.

Carol Fonseca disse...

Oi Si... qto tempo!!!
Poxa, ouço a sirene do bombeiro todos os dias o tempo todo!!! Aqui pega fogo direto né?!?! rssss
Tbm, desde q cheguei num caiu uma gota d'água em San Diego!!! Pensa num lugar seco... rssss
Adorei essa maleta. Bem baratinha!!! ;o)

Bjinhosss

Simone disse...

Isabella, a caixa q a gente comprou era das menores, mas tem de varios tamanhos, p todos os gostos e preocupacoes!!!hahaha

Pois eh, Cris, pelo menos qdo a gente sai e viaja num fim de semana, p ex, nossos documentos estao protegidos caso alguma coisa aconteca!!!

Carol, espero q vc esteja curtindo o verao Californiano!!!hahaha

Anônimo disse...

Vi q vc mora na California. Adorei esse lugar.
Beijos querida

Osc@r Luiz disse...

Mato Grosso sofre igualmente.
Nenhum lugar do mundo queima vegetação como MT. É campeão mundial de número de focos. Triste record.
Uma notícia que tomou os jornais de expressão nacional foi o enorme incêndio que ainda está acontecendo no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
E nós temos uma casa na cidade de Chapada onde fica o parque.
A visibilidade aqui está péssima por causa das queimadas e hoje fui trabalhar enquanto os termometros marcavam 42oC.
Excursões de turismo e um carnaval fora de época foram cancelados na Chapada devido a isso.
São os absurdos que só nós humanos sabemos provocar.
Beijo!