sexta-feira, 15 de junho de 2007

Temperatura

Nossa, quando falei dos pesos e medidas me esqueci completamente de comentar a dificuldade que tenho de transformar Fahrenheit, escala de temperatura que os americanos usam, em Celsius, escala utilizada no Brasil. Eu tenho uma boa idéia da transformação - quando vejo a previsão do tempo na tevê, por exemplo, consigo entender se no dia seguinte vai fazer frio ou não - mas às vezes me perco.
Ontem, assistia a um programa na televisão sobre a seca numa parte da África e o repórter dizia que lá fazia 119 graus (Fahrenheit, lógico) e eu sei que o número significa que estava bem quente, muito quente, mas só com uma tabela pra poder saber quanto aquela temperatura seria, em Celsius. Parece que é necessária a transformação pra que eu sinta quão quente o número indica, engraçado não? Ah, e só pra deixar claro, 119ºF é igual a 48.3 Celsius e a equação que eu sempre uso é ºC = (ºF-32)/1.8, só que pra ficar mais fácil pra fazer a conta de cabeça, eu sempre arredondo o 1.8 pra 2.
Aliás, a foto mostra a previsão para os próximos dias por aqui onde moro - ainda estamos na primavera; parece que o verão promete!!!

4 comentários:

Carlos Zev Solano disse...

O que uso como parâmetro para temperaturas de F para C é uma relação que guardei na cabeça:

75 F é aproximadamente 25 C

O resto é lembrar que a escala de F é mais extensa, ou seja, muitos F representam poucos C.

Portanto se tivermos 90 F, não teremos (90-75) 15 a mais em C, o que representaria 40 C!!! Mas, um numero bem menor, talvez uns 34?

Me perguntou sobre a periodicidade do blog, se puder todo dia, mas de dois em dois já está muito bom. Mais espaçado que isso não é legal. Pois, quem quer manter o hábito de visitar o tal blog se enche de ver a mesma matéria por três dias e acaba não voltando mais.

Em tempo: o Google Analytics e o Site Meter (que tem no final da minha página Rascunhos na Net) te dão uma boa idéia de a quantas anda o seu blog.

Beijos.

Nelson Franco Jobim disse...

Vc matou as aulas de Termologia? A fórmula é 5/9 (ºF - 32).

Como zero Fahrenheit é a temperatura mais fria de um inverno no Norte da Europa, equivale a - 17,7ºC. Já os 100ºF era a temperatura da mulher dele, que estava febril, com 38,8ºC. Celsius usou 0ºC para a fusão do gelo e 100ºC para o ponto de ebulição da água, o que dá, respectivamente, 32ºF e 212ºF.

Então, para cada 100 graus centígrados, correspondem 180ºF. Daí os 5/9 pelos quais se deve multiplicar a temperatura Fahrenheit depois de descontar os 32 graus, porque sua escala não começa de zero.

Complicado? Quando estive em San Francisco, em 1982, me lembro que a máxima ficava em torno de 67ºF (20ºC).

Carol Fonseca disse...

Olha, eu só sei de uma coisa: entra no "Weather Channel" e visualize a temperatura do dia em C. rssss
Pronto!!! Tá feita a minha conta!!! hahahahahaha (é assim que vejo a temperatura de San Diego ainda aqui no Brasil)!!
Vou ter que andar com uma tabelinha a tira colo nos EUA!!! Poatzzzz!!! rsssss
Bjussss
PS: Onde vc mora exatamente da Califa?!?!?

Simone disse...

Exatamente Nelson, eu só transformei a fórmula mais prática p mim, pois se C = 5/9 (F - 32) então, 9C = 5 (F -32) e 9C/5=(F - 32) e 9/5 = 1,8; por isso minha fórmula!!!