quinta-feira, 31 de maio de 2007

Memorial Day!!!


Este é um dos primeiros feriados nacionais do ano por aqui. Originalmente a idéia era comemorar - em seu sentido mais puro de "lembrar junto"- aqueles q deram suas vidas em nome da pátria, ou seja, aqueles americanos q morreram em guerras.
Como é a primeira vez q passo esse feriado aqui, pude entender um pouco mais desse sentimento patriótico q existe em cada norte-americano, seja ele a favor ou contra a guerra atual, no Iraque. Ok, a maioria parecia mais interessada em fazer churrasco no quintal, afinal é primavera, e os dias são de sol e céu azul! Mas, na televisão, as 24 horas foram utilizadas para o tópico do dia.
Na verdade, começou antes. No domingo à noite, o programa "60 minutes" apresentou uma hora de uma espécie de "Big Brother" da guerra, mostrando alguns soldados q foram p o Iraque, desde seus enlistamentos e toda a crise q um convite desses pode gerar - ou não - na familia, até a morte de alguns deles um ano depois. A idéia era acompanha-los acho q durante os 18 meses q eles deveriam ficar lá, e o fim do termo coincidiria c o Memorial Day, mas como o governo americano extendeu o tempo no qual as tropas devem ficar no Iraque, eles só devem voltar em agosto. Vcs conseguem imaginar a decepção q eles experimentaram qdo receberam essa notícia??? E as famíias por aqui??? Não é á toa q não tenho medo de arriscar em afirmar q as maiores e constantes campanhas contra a guerra acontecem em solo americano...
A imagem da foto é vista todos os dias, em algum jornal local, e não é dificil acreditar q o apoio a guerra tenha caído substancialmente: pesquisas de vários meios de comunicação apontam p uma mudança no apoio q o governo americano tinha no começo da guerra; agora, cerca de 60% da população desaprova a decisão de ir a guerra no Iraque. É muito dificil p os americanos irem contra a guerra pq eles são chamados de anti-patrióticos se o fazem, afinal são americanos q estão lá, dando suas vidas p proteger o país... Mas tb é difícil conviver c as perdas, em vários planos, q a guerra tem trazido ao país. Muitos dias como estes serão necessários p lembrar todas as perdas...

8 comentários:

Luciana Ladeira disse...

Oi, Tallarico!!! Fui mandar um recadinho de aniversário para a Slavisa e vi seu scrap com o endereço do seu blog. Como está a vida nos States?? Espero que esteja gostando! Ano que vem quero dar uma passadinha por aí, quem sabe a gente não se encontra, né??

Um Beijo grande!!
Lu Ladeira

Carolzinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex Falcão disse...

Já pensou se aqui no Brasil a gente tivesse um Memorial Day? Um dia para relembrar dos mortos em guerrilhas urbanas, em assaltos, em mortes estúpidas que acontecem? Seria meio Baby e Pepeu: "todo dia, era dia de índio!... Keep it up!

Carolzinha disse...

Olha q legal!!!!!
Tbm tô indo pra Califa tbm daqui 1 mês e meio (mais ou menos rsss) e já tenho um blog montado tbm!!! :o)
Onde vc está exatamente da Califa???
Vou acompanhar suas aventuras...
Aproveite tbm pra acompanhar a minha arrumação de mala antes de chegar o grande dia!!! rssss
Bjussss

Endereço do meu novo blog: http://passaporteca.wordpress.com

Miriam disse...

Muito bom, Simone! Gostei dos seus textos, da diagramação da página do blog, as fotos estão nítidas e a idéia de compartilhar a visão de um atento "canarinho" jornalista ficou bem criativa. Vou voltar mais vezes aqui pra ler tudo. Beijos e parabéns amiga!!!

Bruna disse...

Pacto adorei a sua idéia e fico feliz de poder compartilhar um poquinho do que você está vivendo ai.Você já mostou que é uma ótima jornalista. bjss

Aninha disse...

Amiga linda, seu blog ta bem legal. So acho que precisa dar uma alinhada no texto, se vc quiser eu posso te ajudar.
Adorei seu cantinho, voltarei ok?
Amo vc!
Beijos

Cesar disse...

Excelente trabalho simone. Espero que voce continue relatando as suas experiencias e o cotidiano da sua vida aqui na California.

Espero voltar no futuro pra ler mais coisas.

Forte abraco

Cesar
Fundador
www.Brasilmagazine.com