terça-feira, 31 de julho de 2007
Sistema de Saúde nos EUA
Bom, quando saí de lá achei que tudo estava bem adiantado, e que não ia ter muito o quê fazer mas, caí na realidade de que no Brasil quando você acha que já está tudo certo e que as pessoas vão fazer os serviços que foram contratados para fazer, durante os próximos meses vivia - literalmente - na internet com a Maura, tentando resolver os últimos preparativos.
Tudo deu certo, e voltamos ao Brasil no final de outubro. Quando voltei, não tinha muito o que fazer, e ser dona de casa não estava nos meus planos - nada contra!-, e aí sim resolvi procurar uma ocupação, dentro da minha área.
Mas, como acontece no Brasil, prá você conseguir algo na sua área é importante conhecer gente do meio, ter feito estágios nas empresas que gostaria de trabalhar, e apesar de ter feito ótimos estágios no Brasil - no jornal impresso da prefeitura do Rio como repórter (subindo morro e tudo!); câmera e editora no laboratório de tevê da universidade; editora de texto, de imagem e repórter na Rede Bandeirantes - aqui isso não vale praticamente nada!
Depois de colocar meu currículo em todo site de emprego que via, fui chamada prá uma entrevista que parecia ser na área de saúde. Vale mencionar que, antes da faculdade de jornalismo, trabalhei 8 anos em enfermagem, então, apesar de não querer voltar para os hospitais, resolvi checar a oportunidade.
Na verdade, a entrevista era uma apresentação de uma companhia de seguros de saúde e de vida. Eu achei fantástico o entusiasmo com que James - hoje meu gerente superior - falava do produto, em detrimento de outros no mercado. Resolvi investigar sobre o assunto aqui e percebi que não dava prá entender muito bem como as coisas funcionavam nessa área.
Como mais nada apareceu e eu estava ansiosa prá trabalhar em algo - já estava considerando McDonalds e lojas de departamento! - fui em frente. Aqui, prá você vender seguros de qualquer tipo tem que tirar uma licença, através de uma quantidade de horas de aulas e depois prova. Depois de 7 dias de aulas das 8 da manhã às 5 da tarde e de uma prova nada fácil, tinha minha licença nas mãos.
E aí começou o treinamento na empresa. Isso foi em janeiro. Em fevereiro fiz minha primeira venda e de lá prá cá tenho aprendido muito sobre o sistema de saúde americano, algo que acho hoje de imprescindível importância prá quem resolveu morar aqui, porque além de ser bastante diferente do brasileiro, é bastante perigoso em termos finaceiros.
Não sei se o filme Sicko está em cartaz no Brasil, mas aqui está sendo considerado um dos melhores documentários de Michael Moore, justamente porque ele discute esse sitema. Vou dar uma idéia geral deste funcionamento no meu próximo post.
Posted by Simone at 09:46 3 comments
Labels: Saúde
domingo, 29 de julho de 2007
Blogagem coletiva: EU EXIJO ORDEM E PROGRESSO
VAMOS UNIR AS NOSSAS FORÇAS NO DIA 17.08.07, DIA QUE COMPLETARÁ UM MÊS DO ACIDENTE DA TAM, MOSTRANDO O NOSSO DESCONTENTAMENTO E DIZER COM LETRAS GARRAFAIS QUE EXIGIMOS ORDEM E PROGRESSO!!!
Posted by Simone at 19:42 5 comments
Labels: Blogagem coletiva
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Obesidade pega!!!
Os resultados levam a crer que pessoas que têm amigos obesos têm 57% de chances de também se tornar um obeso!!! E a pesquisa afirma que a causa dessa influência não é tão somente porque ter amigos obesos significa que você provavelmente tem os mesmos hábitos alimentares que tornaram essa pessoa obesa, mas o que parece acontecer é que as pessoas que estão a sua volta também influenciam seu critério do que é considerado acima do normal, em se tratando do peso, e o que não é. Ou seja, se você só tem amigos obesos, você acaba achando que essa realidade é a mais natural, ou normal, como queira. Então, se você está um pouco acima do peso e olha para o seu círculo de amigos, onde há obesos, você se sente confortável com seu peso.
Para os pesquisadores o impacto é proporcional as suas relações pessoais mais fortes como amigos e família, até mesmo se eles moram longe! O que impressiona é que, até agora, os genes pareciam ser o fator mais forte nessa influência, mas a pesquisa mostra que laços sociais ganham.
Obesidade é um problema mundial. Cerca de 1,5 bilhões de pessoas no mundo todo estão acima do peso, 400 milhões são obesos. Esse número é maior do que o número de pessoas que passam fome. Ou seja, tem mais gente no mundo comendo demais, do que gente no mundo comendo de menos. Então, o problema não parece falta de comida, não???
Posted by Simone at 17:00 0 comments
Labels: Saúde
terça-feira, 24 de julho de 2007
Eleições presidenciais nos EUA
Primero é importante ressaltar que, apesar de existir uma definição federal desse funcionamento, os Estados também podem fazer suas próprias regulamentações no entorno. Então vou falar em termos gerais, as exceções ficam prá uma pesquisa posterior, e caso você queira fazer, há alguns links na barra lateral dessa página que podem ajudar.
Os americanos podem votar a partir dos 18 anos, mas eles não são obrigados a votar. O presidente aqui é eleito indiretamente, através de um colégio eleitoral. Para ser candidato, o indivíduo pode estar filiado a um partido (os maiores são o Republicano, o Democrata e o Verde, mas há outros) ou concorrer de forma independente.
Posted by Simone at 20:19 2 comments
Labels: Eleições nos EUA
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Debate dos candidatos com a ajuda do You Tube
A grande novidade foi que, ao invés de perguntas lidas por um jornalista, ou por uma platéia com perguntas editadas anteriormente, como tem sido feito ultimamente no Brasil, a internet foi chamada à trabalho por aqui. Com o uso do You Tube, site de vídeos públicos, cidadãos enviaram seus vídeos com perguntas para os candidatos.
Foi no mínimo interessante, porque as pessoas tiveram a oportunidade de fazer perguntas relacionadas às situações pessoais e atuais pelas quais vêm passando, como no caso de uma mulher que retirou a peruca mostrando a cabeça careca, devido a um câncer que ela contraiu que, segundo ela, poderia ter sido evitado se houvesse mais acesso à tratamentos preventivos.
Uma coisa que percebi, não sei se é novidade por aqui, mas os candidatos realmente respondiam às perguntas. Claro que todos são políticos antigos - dos oito pré-candidatos, sete são ou foram senadores e um é ex-governador - e sabem usar seu tempo prá vender suas posições. Acho que uma estratégia usada pela CNN que foi boa prá combater aqueles que gostam de enrolar e não responder o que foi perguntado, foi ter algumas pessoas que enviaram os vídeos na platéia, e vez por outra, o jornalista que era o MC perguntando: "Sua pergunta foi respondida?".
Achei o vídeo abaixo um dos mais interessantes, porque a pergunta realmente cabe em qualquer sociedade: "Como presidente, você trabalharia recebendo salário mínimo?"
Posted by Simone at 10:40 1 comments
Labels: Eleições nos EUA
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Teatro em inglês
Estudei a língua inglesa durante 6 anos, quando ainda não havia cursos intensivos no CCAA. Me formei quando tinha 18 anos. Era tão boa aluna que fui convidada a trabalhar lá. Mas, na época, eu achava que não tinha talento para o magistério. Tive amigos canadenses, americanos e ingleses no colégio, por causa dos intercâmbios, então já praticava o que aprendi nas aulas desde cedo. Isso me ajudou muito e nunca tive dificuldades.
Então, desde que vinha prá cá de férias, além de falar com todo mundo em inglês, também ia ao cinema. Claro que meus primeiros filmes, sem a legenda prá me salvar nos momentos que eu me perdia, deve ter me escapado muita informação, principalmente no que tange às piadas, que são muitas vezes culturais ou de acontecimentos contemporâneos que, prá quem não mora aqui há muito tempo, não dá prá pegar mesmo.
Mas eu tinha o maior medo de ir ao teatro. Porque além da língua, há toda uma linguagem corporal que é diferente, de cultura prá cultura. Os americanos, em sua maioria, são bastante comedidos em gestos e movimentos de corpo. Muito educados, diriam alguns. Eu sou de família italiana, onde se conversa com as mãos e se fala com o corpo. Nós brasileiros temos essa mistura de colonizações que parece não permitir contenção.
Então, ontem, quebrei mais uma barreira. A peça, Danny and the Deep Blue Sea, do ganhador de um Pulizter, John Patrick Shanley, era uma produção do meu enteado Ryan, que faz teatro, então não podíamos perder. Prá assustar ainda mais, era com dois ótimos atores, com expressões faciais e corporais que se comunicavam, e tinha um diálogo profundo. Mas, eu me integrei muito mais do que pensei que ia acontecer e a mágica da arte aconteceu em mim. Eu estava dentro daquela história e me toquei com a mensagem.
Quebrei mais uma barreira na Terra do Tio Sam!!! Acho que eu estou quase preparada prá ler Shakespeare na língua original!!!
Posted by Simone at 16:35 2 comments
Labels: Linguagem
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Minhas séries de tevê preferidas!!!
Pensando nelas, acabo por concluir que gosto mais das ditas de comédia. Uma que gosto muito, e que por acaso estou assistindo agora é The Office, com Steve Carrel. Como sou fascinada pelo trabalho das câmeras nessa série! Elas estão ali como que espiando o que acontece e às vezes tomam depoimentos dos funcionários desse escritório, e a edição é fantástica! Carrel faz um personagem que, acho eu, é o absurdo do chefe que quer ser legal e mostrar liderança, mostrando-se patético e incoveniente.
Ainda na linha comédia, tem o My name is Earl, que eu não acompanho desde o começo mas pelo que entendo é sobre um sujeito que ganha na loteria mas tinha prometido consertar tudo aquilo que tinha feito de errado na vida, caso ganhasse. Então, ele vive reencontrando pessoas do seu passado para pedir desculpas e arma a maior confusão. É comédia ingênua. Boa prá dormir depois.
Uma outra série que estava acompanhando mas que acabou aqui nos EUA era Heroes, que mostra pessoas comuns descobrindo ter poderes super-naturais e o lado mal tentando acabar com esses seres-humanos. Estou aguardando a segunda temporada, agora!
Como tenho uma história profissional em enfermagem, tem uma série que eu adoro chamada House, que é sobre esse médico, competentíssimo, mas com nenhuma sensibilidade e que ainda se droga porque tem dores devido a um acidente anterior. É quase tragicômico. Nessa mesma linha gosto de Scrubs, uma comédia dentro de um hospital.
Monk é uma ótima série policial-cômica. Já mais trágico, em policial, eu assistia muito Law and Order SVU, mas ficava tão prá baixo com as histórias que parei de assistir. Nessa linha, assisto agora Criminal Mind, que pelo menos focaliza mais no trabalho da inteligência policial do que nos acontecimentos muitas vezes, doentios.
Já caindo para os cartoons, sempre que posso vejo Os Simpsons e South Park, mas por causa da linguagem - com palavrões - eles só passam aqui às 10 da noite, então às vezes é meio difícil eu aguentar prá assistir. Mas sou fã desde sempre dessas séries.
Eu cheguei a acompanhar Lost quando estava no Brasil. Mas me desinteressei, não sei porquê. É o tipo de série que você tem que acompanhar prá entender o que está acontecendo. Já uma série que teve o fim nesse ano e que quero muito poder assistir em DVD é Sopranos, que não acompanhei quando estava no ar mas que é sobre o dia a dia de mafiosos e eu adoro esse tema! Também gosto, quando estou correndo os canais, de ver algumas séries bem antigas, que se repetem aqui como As Panteras e I Love Lucy.
Nossa, parece até que eu vivo assistindo televisão o dia todo! Não é verdade, assisto muito filmes em DVD, que é o que gosto mesmo! Mas, as séries melhoraram muito no sentido do script, das produções e, percebe-se, até na qualidade dos atores que têm trabalhado nelas!
E vocês, quais são as séries que assistem???
Posted by Simone at 21:08 2 comments
Labels: TV
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Luto
Posted by Simone at 16:14 3 comments
Labels: Tragédia
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Pare! Mesmo!!!!
Posted by Simone at 20:37 6 comments
Labels: Dirigir nos EUA
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Futebol na terra do baseball
Posted by Simone at 20:29 3 comments
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Brasileiros inadimitidos no exterior III
Posted by Simone at 20:38 3 comments
Labels: Imigração
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Harry Potter e o hábito da leitura
Posted by Simone at 21:37 2 comments
Labels: Leitura
terça-feira, 10 de julho de 2007
Brasileiros rejeitados no exterior II
O selo da blogagem representa o convite para o encontro e, se você for ou quiser participar, é só pegá-lo e colocar no seu post, fazendo referência à Meire.
Posted by Simone at 13:26 2 comments
Labels: Imigração
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Live Earth & Tree Hugers
O evento, intitulado, "Live Earth, The concerts for a climate in crisis", teve palcos oficiais em 9 cidades de oito países: Nova Iorque e Washington, nos Estados Unidos; Londres, na Inglaterra; Sidnei, na Austrália: Rio de Janeiro, no Brasil; Joannesburgo, na África do Sul; Tokio, no Japão; Shanghai, na China; e Hamburgo, na Alemanha.
Eu não sei se, no Brasil, o evento teve um grande impacto ou não, mas aqui, Al Gore (ex vice-presidente, que já há algum tempo vem empunhando a bandeira dessa crise) tem conseguido chamar a atenção. Até mesmo um governador que pertence ao partido oposto ao de Gore, Arnold Shwarzeneger, aqui da Califórnia, tem proposto algumas leis para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera.
Aliás, sempre fui muito consciente, ecologicamente falando, desde bem nova. Apesar de ser chamada pelo meu marido de Tree Huger (é prá ser considerado uma ofensa, mas eu gosto do título!) somente porque eu reuso o lado oposto dos papéis para rascunho, fecho a torneira quando estou escovando os dentes, apago as luzes quando saio dos cômodos, não aceito colocar minhas compras em sacola de plástico - escolho a de papel (é, aqui você pode escolher) e se é somente uma coisa pequena, sempre neguei (coloco direto na minha bolsa) e vivo reclamando de tanta porcaria da China que a gente compra que só dura dois meses e que vai parar nos lixões - nada contra a China, por favor! - percebi que aqui, nos Estados Unidos, o país que se negou a assinar o Protocolo de Kioto (porque se os fizessem, eles iriam cumprir!), eu vejo muito mais ações, no dia-a-dia das pessoas em termos de reciclar e debater o assunto, do que via no Brasil!
É claro que é quase moda, agora, ser ecologicamente correto. Arrisco até a dizer que os Media Training de celebridades e de empresas com certeza estão incluindo o assunto em suas pautas. E também sei que o Brasil é o segundo país em número de reciclagem de alumínio, mas também sei que isso não é porque todo mundo separa suas latinhas e sim, por causa da geração de renda, que muitas vezes é a única que alguns brsileiros tem.
Mas dá uma olhada nisso. Há 20 anos, por aqui, se você compra uma garrafa de plástico, alumínio ou vidro, você paga, de cinco à dez centavos no que aqui é chamado de California Redemption Value. Se você quiser os seus centavos de volta, você tem que entregar suas garrafas num cento de reciclagem. Quer mais? Todas as casas são obrigadas a ter três grandes vasilhas de lixo (na foto, as nossas) onde você coloca: na cinza, papéis e afins; na de tampa vermelha, o lixo orgânico (da cozinha, banheiro, etc); e na verde, folhas e grama, que todo mundo aqui tem prá cortar.
Mais? Todo mundo fala que só o Brasil tem carro movido a álcool, que todo mundo tá tentando copiar nossa tecnologia, blá, blá, blá. Sem desmerecer os bravos brasileiros que viram na crise do álcool, nos anos 70, uma oportunidade para investir numa opção ecológica, aqui tem carro movido a álcool proveniente de milho, há os Hybrids por todo lado (que são movidos a gasolina e bateria) e em breve vai chegar ao mercado os carros movidos a hidrogênio (retirado da famosa molécula H2O, é isso mesmo, água! E não precisa ser potável, não!). Além disso, se você dirige com pelo menos duas pessoas no seu carro, tem direito a usar uma pista onde o tráfego é muito mais rápido! Tudo prá estimular os sujeitos a irem para o trabalho fazendo uma espécie de rodízio de quem vai dirigir.
E há muito mais prá se falar, e quem sabe, copiar. O cuidado que se tem aqui prá evitar a poluição das águas chega a ser, prá mim, excessivo. Mas já começo a entender certas coisas que antes eu nem pensaria em evitar. Só prá terminar, ilustrando uma dessas: se você lava o seu carro em frente de casa, você tem que usar uma espécie de filtro embaixo do carro, para que toda a química dos produtos que você está utilizando não escorra para a rua, e de lá para um rio ou o mar. Mesmo sabendo que, aqui, só é jogado esgoto nos rios ou mares, depois de tratados! Isso quando a água, já tratada, não é reutilizada! Quer mais???
Posted by Simone at 11:01 6 comments
Labels: Ecologia, Live Earth
sábado, 7 de julho de 2007
07-07-07 Lucky Day!!!
Posted by Simone at 10:09 2 comments
Labels: Curiosidades
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Se eu fizesse parte da turma do South Park...
Você pode criar a sua própria versão aqui!
Posted by Simone at 18:18 4 comments
Labels: Curiosidades, South Park
18 anos de idade? Fora!
Posted by Simone at 12:38 3 comments
Labels: Família
quinta-feira, 5 de julho de 2007
Casar e ter filhos???
- Confiança
- Bom relacionamento sexual
- Dividir as tarefas domésticas
- Renda satisfatória
- Boa casa
- Ter as mesmas crenças religiosas
- Ter mesmos gostos e interesses
- Concordar politicamente
- Filhos
Posted by Simone at 13:26 3 comments
Labels: Família
quarta-feira, 4 de julho de 2007
Happy Independence Day!!!!
Posted by Simone at 09:24 1 comments
Labels: Feriados
terça-feira, 3 de julho de 2007
Eu estava aqui pensando...
O selo "Thinking Blogger Awards", tem como objetivo premiar os blogs que nos fazem pensar. O prêmio possui algumas regras básicas:
- Se, e somente se, você for indicado inicialmente, escreva um post com indicações a mais cinco blogs que o fazem pensar e porque.
- Neste post, coloque os devidos links, de modo que possa ser facilmente encontrado a origem deste meme.
- Indique orgulhosamente a sua comenda Thinking Blogger Award com um link ao blog que te indicou, não esquecendo de dar os méritos reais àqueles blogs que realmente te fazem pensar.
Posted by Simone at 10:00 3 comments
Labels: Prêmio
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Sentir frio no Verão!!!
Posted by Simone at 21:23 0 comments
Labels: Temperatura