terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Oscar 2009


A premiação do Oscar é no próximo domingo. No Brasil, a Rede Globo confirmou que não vai transmitir o evento, por causa do carnaval. Somente o canal TNT, prá quem tem TV a cabo, vai televisionar a festa.

Desde ontem, há uma série de artigos meus intitulados “Aquecimento Oscar”, que estão sendo publicados no site Delfos. Entre outras coisas, vou tentar esclarecer algumas dúvidas básicas que muita gente tem sobre a premiação, desde qual é a origem do nome “Oscar” até como é feita a votação. Prá quem quiser se informar, é só dar uma passadinha por lá!

Aliás, lá também há uma crítica minha do filme Slumdog Millionaire , que tem arrematado todos os prêmios de melhor filme em outros eventos, prá quem ainda não assistiu. Divirtam-se!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dia do Presidente

Hoje é feriado, aqui nos EUA. Feriado de verdade mesmo. Quase nada funciona. Fato raro por essas bandas.

Comemora-se o Dia do Presidente. Inicialmente , comemorava-se apenas o dia do nascimento de George Washington, o primeiro presidente americano, ainda com ele em vida, no dia 22 de fevereiro.

Depois, e uma vez que Abraham Lincon nasceu em 12 de fevereiro, passou-se a celebrar conjuntamente os seus aniversários. E, prá ninguém ficar achando que há uma preferência por um ou outro, instituiu-se a terceira segunda-feira do mês de fevereiro para a celebração.

Já no século XX, este dia designou-se “President’s Day” como forma de homenagear todos aqueles que serviram o país como seus presidentes.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Happy Valentine's com muitos beijos!


Não podia de dar uma passadinha aqui e desejar à todos que se importam com essa data um feliz dia de São Valentim. Aqui nos EUA, no dia de hoje ninguém fica sem comemorar Happy Valentine’s, o equivalente ao nosso Dia dos Namorados no Brasil, porque aqui, não somente casais celebram a data, mas amigos também, como falei aqui.

Mas, é lógico que eu tinha que trazer algo de novo, não é ? Pois bem. Cientistas americanos divulgaram o resultado de uma experiência que conclui que beijar afeta os hormônios relacionados ao estresse em ambos os sexos, estimula a formação de laços emocionais nos homens e pode ajudar as pessoas a descobrir se elas acharam a alma gêmea!!!

Mais: na pesquisa, com vários casais, os níveis desses hormônios caíam quando os pares se beijavam ou apenas quando seguravam as mãos de seus parceiros! Mas o beijo provou reduzir mais esses hormônios do que apenas segurar a mão do outro. E mais: quanto mais tempo o casal estava na relação, os níveis do hormônio do estresse caía ainda mais!

Beijos à todos!!!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

30 segundos de fama!

Mesmo em tempos negros economicamente, ainda há gente com dinheiro prá gastar. Num país onde o consumo interno é o grande responsável pelo motor que movimenta essa economia, há boas notícias.

O Super Bowl - o que eu considero o mesmo que a final da Copa do Mundo, para os americanos - é no próximo domingo. Mesmo para aqueles que não gostam muito de futebol americano, vale a pena assistir aos shows - o grande show desse ano vai ser de Bruce Springsteen - e aos comerciais.

Sim, porque haja comercial durante um jogo de futebol por aqui! Um jogador olha para o lado e, pimba, lá vem comercial. O treinador pede tempo, mais comercial. Foi gol, lá vem mais!

Mas, o que impressiona mesmo, é o preço cobrado para colocar no ar esses comerciais. Esse ano, 30 segundos está saindo pela bagatela de 3 milhões de dólares. Fora o dinheiro gasto em produzir o filminho, porque os espectadores esperam prá ver algo novo e inovador e, então, haja dinheiro!

Nada mal, para um país em recessão, não?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Presidente Obama


Não acho que eu possa ter a pretensão de ter algo muito novo prá falar sobre a posse do novo presidente americano, que aconteceu ontem.

A única parte do discurso do Sr. Obama que vou salientar, é uma que vai ao encontro da cultura brasileira, porque faz parte de uma música muito conhecida de meu patrícios. Adorei quando ele disse:

“Começando hoje nós devemos ‘levantar, sacudir a poeira’ e iniciar de novo o trabalho de refazer os EUA.”

Já, num plano mais pessoal, vocês vão notar algumas mudanças no blog - até uma pequena correção no nome do próprio - uma vez que o foco já tem se expandido para questões nacionais e meu interesse acerca da história desse país vai ser expresso com mais frequência.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Suprema corte derruba argumento da tecnicalidade

A Suprema Corte dos EUA decidiu ontem que evidências obtidas por meio de buscas ilegais conduzidas pela polícia nem sempre devem ser rejeitadas pelos tribunais. Por 5 a 4, os ministros do Supremo Tribunal Federal americano rejeitaram as chamadas “tecnicalidades”, seguidamente invocadas pelos advogados para obter a anulação de processos.

No caso específico, um homem foi preso por porte de armas e drogas com base num mandado de prisão vencido meses antes. A Suprema Corte considerou que isso não eximiu o réu de culpa pelo crime cometido, colocando a Justiça acima de uma pequena irregularidade.

A sentença deixou claro que a decisão seria outra se houvesse violação da lei ou da Constituição de forma sistemática como instrumento cotidiano da ação policial.

A decisão da corte derrubou a regra de quase 100 anos, segundo a qual os juízes tinham de rejeitar evidências que haviam sido obtidas de forma imprópria.
Fontes: Vida Global e Estadão

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O primeiro terremoto a gente não esquece

Eu já disse aqui que na Califórnia terremotos acontecem todos os dias. Na maioria da vezes ninguém nem percebe, mas às vezes, o choque é um pouco mais violento e todo mundo se assusta.

Mas, até então, eu não havia presenciado nenhum. Não que não tenha acontecido nada durante esse anos que vivo aqui, mas sempre estava em algum lugar que me impedia de experimentar o acontecimento, como uma vez em que estava na academia, numa aula de alto impacto. Ninguém percebeu que o chão tremia, muito menos eu!

Mas, semana passada foi diferente. A minha cachorra deu um latido esquisito, meio medroso e aí veio o balanço! Foi bem rápido, uns 3 segundos, porque o epicentro foi há uns kilômetros daqui, mas deu prá assustar. A casa toda tremeu e o tempo pareceu parar. Eu e meu marido olhamos um para o outro e falamos juntos “terremoto?!”!

Eu sempre quis ter essa experiência, mas acho que a impotência que eu senti quando a casa toda tremeu, me fez pensar melhor. Acho que já está bom prá mim!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Encontro dos presidentes americanos

Presidente George W. Bush com o Presidente-eleito Barack Obama, e os ex-presidentes, da esquerda para a direita, George H.W. Bush (1989-1993), Bill Clinton (1993-2001) e Jimmy Carter (1977-1981). (Reuters)


Os quatro presidentes dos EUA ainda vivos, e o presidente eleito, Barack Obama, participaram de um almoço que faz parte do processo de transição de poder nos EUA, ontem, em Washington.
Foi a primeira vez desde 1981 que todos os ex-presidentes dos Estados Unidos se reuniram na Casa Branca, explicou a porta-voz de Bush, Dana Perino.


Antes do almoço, Bush e Obama tiveram uma conversa particular. O almoço e o encontro foi à portas fechadas. O momento da foto foi o único aparecimento dos comandantes em que foi permitida a presença da imprensa.

A porta-voz de Bush, Dana Perino, recordou, porém, que os dois políticos já mantiveram importantes contatos neste período de transição, considerado o mais difícil desde Abraham Lincoln (1861-1865)! Segundo ela, os dois conversaram por telefone em 10 de janeiro e, em 4 de novembro passado, Bush ligou para Obama para informar sobre as medidas que pensava tomar contra a crise financeira.


Obama disse ter recebido bons conselhos dos homens que, segundo o presidente-eleito, ”entendem tanto as pressões como possibilidades desse posto”.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Obama fala à nação no You Tube


Em seu programa semanal de rádio, transmitido no YouTube aos domingos, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou as linhas gerais do seu plano de recuperação econômica, que deve ser apresentado aos líderes do Congresso hoje.

Obama pretende gerar 3 milhões de empregos, 80% no setor privado. Quer que o plano seja aprovado logo para que entre em vigor logo depois da sua posse, em 20 de janeiro.

O sonho é reeditar o Plano de Cem Dias do presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito em 1932, no auge da Grande Depressão (1929-39).


Fonte: Vida Global

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Imagens de 2008

O ano de 2008 foi um ano de mudanças estruturais na sociedade americana, eu diria. Da economia à política, passando pela cultura, pela saúde, ciência e pelo esporte, algumas barreiras foram superadas e muitas surpresas, boas ou não, chegaram às páginas dos jornais.

Como alguns leitores desse blog têm solicitado que meus textos sejam acompanhados de mais imagens, achei apropriado começar 2009 com uma bateria delas, relembrando o ano que passou.
Então aqui vão algumas imagens que contam um pouco da história do ano de 2008 nesse país.
Tentei trazer aquelas que refletem as narrativas e momentos mais importantes de cada mês, mas com certeza não são todas as histórias que tivemos. Além disso busquei imagens não tão convencionais de cada notícia e até mesmo algumas de ângulos bem excêntricos. E, apesar de concordar que uma imagem vale por mil palavras, há créditos explicando cada momento clicado. Divirtam-se!

REUTERS/Tim Sloan/Pool

President George W. Bush winks to a member of the audience before he delivers the final State of the Union address of his presidency at the US Capitol in Washington, On January.


Anthony Suau for TIME
Hillary Clinton departs a campaign event in Nashua, New Hampshire on January.


REUTERS/Nicholas Roberts
A photograph of Heath Ledger from the movie “Brokeback Mountain” rests among flowers at a makeshift memorial in front of the building where the actor died in New York January 23, 2008.

REUTERS/Gary Hershorn

Javier Bardem (R) celebrates as he receives the Oscar for best supporting actor role for “No Country for Old Men” during the 80th annual Academy Awards, the Oscars, in Hollywood, February 24, 2008.

REUTERS/Eric Thayer

Spectators watch from a pier as the space shuttle Endeavour launches from pad 39A at the Kennedy Space Center in Cape Canaveral, Florida, early March 11, 2008.

Christopher Morris / VII for TIME
John McCain gets patted down before boarding a plane in March, after a campaign stop in San Antonio, Texas.


Callie Shell / Aurora for TIME
Barack Obama works the phones during a campaign stop in Providence, Rhode Island, in March.
REUTERS/Osservatore Romano/Pool
Pope Benedict XVI waves from his plane as he arrives in Washington for his pastoral visit to the United States in this picture shot April 15, 2008 and released April 16, 2008.
REUTERS/Robert Galbraith
A foreclosed home is shown in Stockton, California May 13, 2008.

Callie Shell / Aurora for TIME

Barack Obama is joined by his wife Michelle and aide Valerie Jarrett, among others, as he makes his way to a victory speech St. Paul, Minnesota. The speech would be his first after clinching his party’s nomination in June.

Ray / Cedar Rapids Gazette / Rapport Press
Boathouses borne by rising floodwaters collide with a railroad bridge in Cedar Rapids, Iowa, in June.
Callie Shell / Aurora for TIME
Not to be outdone by two aides who each did a pair of pull-ups, Obama does three before stepping out to address a crowd at the University of Montana.
Heinz Kluetmeier / Sports Illustrated
In pursuit of his seventh gold medal, US Swimmer Michael Phelps (left) races Serbian Milorad Cavic in the 100M Butterfly. Phelps would push past his opponent in the final meter of the race, miraculously beating him by .01 second. In China, on August.
Danny Wilcox Frazier / Redux for TIME
A video of departing President George W. Bush plays at the Republican National Convention in St. Paul, Minnesota on September.
Smiley N. Pool / Houston Chronicle / Rapport Press

A house is engulfed in flames as floodwaters and crashing waves inundate beach homes on Galveston Island as Hurricane Ike approaches the Texas Gulf Coast on September.
Christopher Morris / VII for TIME
A young supporter of the GOP ticket arrives at a campaign event on Halloween Day dressed as vice-presidential nominee Sarah Palin on October.
Gary Hershorn / Reuters
Obama and his wife Michelle depart the stage in Grant Park after winning the Presidential election on November 4, 2008.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Papail Noel existe!

Coloquei abaixo um clássico editorial, não assinado, publicado primeiramente em 21 de setembro de 1897, no jornal New York Sun. No texto, um jornalista veterano respondeu a uma carta de uma criança que pergunta a respeito da existência de Papai Noel. Essa história é bem famosa por aqui e, muitas vezes as pessoas até hoje usam a expressão "Sim, Virgínia, Papai Noel existe", quando alguém duvida de alguma coisa que parece inacreditável.

" CARO EDITOR: Eu tenho 8 anos. Alguns dos meus amiguinhos me dizem que Papai Noel não existe. Meu papai diz, "Se você vê no SUN (o jornal) então é verdade. Diga-me por favor a verdade, Papai Noel existe?
Virgínia O' Hanlon

VIRGÍNIA, seus amiguinhos estão errados. Eles foram afetados pelo cepticismo de uma idade céptica. Não acreditam exceto no que eles vêem. Pensam que nada pode existir a não ser o que é compreensível por suas mentes pequenas. Todas as mentes, Virgínia, quer sejam dos homens ou de crianças, são pequenas. Neste nosso grande universo, o homem é um mero inseto, uma formiga, em seu intelecto, em comparação ao mundo ilimitado sobre ele, se medido pela inteligência capaz de agarrar o todo da verdade e do conhecimento.

Sim, VIRGÍNIA, Papai Noel existe. Existe tão certamente como o amor e a generosidade e a devoção existem, e você sabe que eles abundam e dão à sua vida as suas belezas e alegrias mais elevadas. Como seria aborrecido o mundo se não existisse nenhum Papai Noel! Seria tão aborrecido quanto se não existisse nenhuma VIRGINIA. Não haveria nenhuma fé infantil então, nenhuma poesia, nenhum romance para fazer tolerável esta existência. Nós não teríamos nenhum prazer, a não ser no sentido e na visão. A luz eterna com que a infância enche o mundo seria extinguida.

Não acreditar em Papai Noel! Você pode também não acreditar em fadas! Você pode conseguir que seu papai empregue homens para prestar atenção em todas as chaminés na Noite de Natal para pegar Papai Noel, mas mesmo se eles não vissem Papai Noel descer, o que isso provaria? Ninguém vê Papai Noel, mas isso não é um sinal de que não há nenhum Papai Noel. As coisas mais autênticas no mundo são aquelas que nem as crianças nem os homens podem ver. Você já viu fadas dançar no gramado? Naturalmente não, mas isso não é prova de que elas não estão lá. Ninguém pode conceber ou imaginar todas as maravilhas que existem e que são despercebidas ou invisíveis no mundo.

Você pode destruir o chocalho de um bebê e ver o que faz o ruído lá dentro, mas há um véu que cobre o mundo invisível que mesmo o homem mais forte, ou melhor, nem mesmo a força unida de todos os homens mais fortes que viveram, nunca poderia revelar. Somente a fé, a fantasia, a poesia, o amor, o romance, podem puxar de lado essa cortina e mostrar a beleza e a glória divinas. Isso é real? Ah, VIRGÍNIA, em todo este mundo não há nada mais real e permanente. Nenhum Papai Noel! Graças a Deus, ele vive, e vive para sempre. Em mil anos, Virgínia, não, em dez vezes dez mil anos, ele continuará a fazer contente o coração infantil.

Papai Noel existe!

Below is the classic unsigned editorial first published Sept. 21, 1897, in the New York Sun, in which a veteran newsman answered a letter to the editor inquiring as to the existence of Santa Claus.
"DEAR EDITOR: I am 8 years old. Some of my little friends say there is no Santa Claus. Papa says, 'If you see it in THE SUN it's so.' Please tell me the truth; is there a Santa Claus?"
Virginia O'Hanlon
VIRGINIA, your little friends are wrong. They have been affected by the skepticism of a skeptical age. They do not believe except [what] they see. They think that nothing can be which is not comprehensible by their little minds. All minds, Virginia, whether they be men's or children's, are little. In this great universe of ours man is a mere insect, an ant, in his intellect, as compared with the boundless world about him, as measured by the intelligence capable of grasping the whole of truth and knowledge.
Yes, VIRGINIA, there is a Santa Claus. He exists as certainly as love and generosity and devotion exist, and you know that they abound and give to your life its highest beauty and joy. Alas! how dreary would be the world if there were no Santa Claus. It would be as dreary as if there were no VIRGINIAS. There would be no childlike faith then, no poetry, no romance to make tolerable this existence. We should have no enjoyment, except in sense and sight. The eternal light with which childhood fills the world would be extinguished.
Not believe in Santa Claus! You might as well not believe in fairies! You might get your papa to hire men to watch in all the chimneys on Christmas Eve to catch Santa Claus, but even if they did not see Santa Claus coming down, what would that prove? Nobody sees Santa Claus, but that is no sign that there is no Santa Claus. The most real things in the world are those that neither children nor men can see. Did you ever see fairies dancing on the lawn? Of course not, but that's no proof that they are not there. Nobody can conceive or imagine all the wonders there are unseen and unseeable in the world.
You may tear apart the baby's rattle and see what makes the noise inside, but there is a veil covering the unseen world which not the strongest man, nor even the united strength of all the strongest men that ever lived, could tear apart. Only faith, fancy, poetry, love, romance, can push aside that curtain and view and picture the supernal beauty and glory beyond. Is it all real? Ah, VIRGINIA, in all this world there is nothing else real and abiding.
No Santa Claus! Thank God! he lives, and he lives forever. A thousand years from now, Virginia, nay, ten times ten thousand years from now, he will continue to make glad the heart of childhood.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Jornalista ataca Bush - não com palavras!


Na sua última visita ao Iraque como presidente dos Estados Unidos, feita de surpresa neste domingo por razões de segurança, George Walker Bush também teve uma surpresa.

Bush chegou pela manhã. Pela primeira vez, foi recebido com honras de chefe de Estado, com direito aos hinos nacionais dos dois países, um sinal de que a segurança em Bagdá melhorou.

Ao lado do presidente Jalal Talabani, defendeu a necessidade de derrubar Saddam Hussein. Mas depois de assinar o pacto de segurança que prorroga a ocupação americana até o fim de 2011, Bush foi alvo de dois sapatos jogados pelo jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi aos gritos: “Este é um beijo de despedida do povo iraquiano, seu cachorro”.

Tanto o cachorro quanto sapatos são tidos como sujos e impuros no mundo árabe. Na etiqueta árabe, há até uma recomendação de não cruzar as pernas para não mostrar a sola do sapato aos interlocutores. É deselegante.

Al-Zaidi, repórter da TV iraquiana Al-Baghdaddia, com emissora no Egito, foi preso e torturado na situação de caos e anarquia em que a invasão americana jogou o país, há um ano atrás.
A família, a televisão e uma grande manifestação de xiitas no Sul de Bagdá pediram ontem a libertação de Muntazer al-Zaidi. Na Cidade de Sáder, um grande bairro pobre xiita na periferia sul de Bagdá, cerca de 10 mil pessoas marcharam em protesto contra a prisão do repórter. Um sapato foi pendurado num poste com a expressão: “Fora, EUA”. Bandeiras americanas foram queimadas.

Ironicamente, o repórter vai acabar tendo que agradecer por todas as mudanças trazidas pela invasão americana. Caso tivesse agredido o presidente nos tempos de Sadam, a pena era a morte. Os iraquianos não admitem nenhum tipo de ofensa ao seu presidente ou a qualquer convidado deste. Parece que agora ele deve pegar 2 anos de prisão.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Imagem do ano

Enquanto auxilio meu cérebro a retornar de férias, deixo com vocês uma imagem que apareceu essa semana em todas as mídias e que, para mim, já está no patamar das melhores imagens do ano.


Com todo respeito ao conteúdo religioso do momento revelado, acho que algo dessa natureza não poderia nunca ser vista em outro país, além dos EUA.


A foto retrata três carros de companias americanas entre o coral e o altar de uma igreja, ou templo, em Detroit. A igreja rezava para que o Congresso passase uma proposta de empréstimo para essas companhias. Os carros mostrados foram doados pelas própria companhias: FORD, GM e CRYSLER.



Parece que a iniciativa não adiantou muito, uma vez que nada ainda foi aprovado, mas que tal a idéia? Agora eu só não entendo muito a razão prática dos carros no altar: seria essa uma forma de impressionar Deus - ou seja lá o nome que eles dão pra quem eles estavam rezando? Ou a jogada era mais marqueteira, terrestre mesmo? Alguém aí prá ajudar a entender “esses americanos”?