terça-feira, 27 de maio de 2008

Fim de semana prolongado, uma retrospectiva

Ontem foi feriado aqui pelo Memorial Day que, como expliquei melhor aqui, é um dia que os americanos dedicam a lembrar todos os compatriotas que morreram em guerras.
Mas, no fim de semana prolongado, tanto aconteceu, que vou fazer uma síntese das notícias que eu achei mais importantes, prá gente ficar por dentro do que tem acontecido com essa sociedade.

Nave espacial americana pousa em Marte

Uma das notícias que eu achei mais interessante do fim de semana foi espacial. Pela primeira vez, os EUA exploram o Pólo Norte de Marte. Pouco antes de 21h em Brasília da noite de domingo, os controladores de vôo do centro da Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), em Pasadena, aqui na Califórnia, receberam o sinal de que a nave Pheonix pousou com sucesso perto do Pólo Norte do planeta Marte, onde vai pesquisar a existência de água e de sinais de vida.


Hillary tenta explicar referência a assassinato

Também o que se debateu bastante no fim de semana todo, foi o infeliz comentário da senadora Hillary Clinton, feito na última sexta-feira. Num discurso, Clinton fez referência ao assassinato do senador Robert Fitzgerald Kennedy (RFK), há 40 anos, para justificar sua permanência na disputa pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, na eleição de 4 de novembro.

Hillary declarou que seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, só garantiu sua primeira candidatura em junho de 1992, quando venceu a eleição primária da Califórnia, e acrescentou que Bob Kennedy foi morto em junho.

RFK foi assassinado em 5 de junho de 1968, pouco depois do anúncio de sua vitória na primária da Califórnia, que praticamente assegurava a candidatura. Estava fácil a corrida para a Casa Branca. O segundo homem da dinastia dos Kennedy, porém, não chegou a ser coroado.

Temporada de tornados já é a pior em 10 anos

Na sexta-feira, eu experimentei algo que nunca tinha visto aqui, na cidade onde moro: chuva de granizo. Achei estranho, tirei fotos, mas gosto de chuva, então não me preocupei muito. Já tinha encontrado uma tempestade desse tipo quando viajamos uma vez para as montanhas daqui, onde há neve no inverno e tudo mais, só que perto da costa isso não é comum. Quando assisti aos jornais à noite é que fui me assustar com a notícia do registro de um tornado bem pertinho da minha casa, fraco, sem muitas consequências catastróficas, mas assustou.

Parece que tudo está meio torcido quando se fala em condições climáticas. Nesse fim de semana 47 tornados foram registrados no país, elevando o número de mortos decorrentes desses desastres para 110 pessoas. E especialistas estão afirmando que, pelo andar da carruagem esse vai ser o ano com o maior número de tornados desde 1950. E a temporada para essas tempestades acabou de começar!

Morre diretor e ator americano Sydney Pollack

Ontem, depois de lutar contra um câncer que havia sido diagnosticado nove meses atrás, Pollack nos deixou, aos 73 anos.

Fontes: Vida Global, Associated Press

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Obama está quase lá! Mas Hilary não desiste!

O senador democrata Barack Obama alcançou ontem os delegados de que precisava para obter o apoio da maioria dos representantes do Partido Democrata em jogo nas urnas. Com uma boa vitória no estado do Oregon, com os resultados em torno de 58%-42%, o senador Barack Obama garantiu o apoio de mais da metade dos 3.253 delegados eleitos nas prévias do Partido Democrata para escolher o candidato à Presidência dos Estados Unidos.

No discurso da vitória, o jovem senador por Illinois, de 46 anos, declarou que a candidatura “está ao alcance”.

Para derrotá-lo, a senadora e ex-primeira-dama precisa que os 796 superdelegados, que não são obrigados a votar de acordo com os resultados das primárias e convenções de seus estados, virassem a mesa, ignorando o voto popular.

Hillary ganhou no Kentucky por ampla margem, 65%-30%, e insiste em que vai até o fim da temporada de eleições primárias, em 3 de junho. “Como nenhum de nós vai conseguir o número de delegados para garantir a indicação, caberá ao Partido Democrata decidir quem é o mais preparado para acabar com a guerra no Iraque e resolver a crise econômica. Vou apoiar quem quer que ela seja”, brincou a ex-primeira-dama.

Hillary também afirmou que é a pré-candidata que mais soma votos populares considerando as prévias de Flórida e Michigan, estados que não enviarão delegados à convenção de agosta por terem antecipado suas primárias. A decisão do Partido Democrata sobre o que será feito com os delegados destes dois estados só vai ser decidida em 31 de maio.

Assim, a briga continua. Obama utilizando a vantagem que possui sobre a ex-primeira-dama em número de delegados, enquanto a ex-primeira-dama defendendo a contagem dos votos obtidos na Flórida e em Michigan, o que daria a ela a maioria dos votos populares.

Acho precipitado esse clima de já venceu. Ainda há história pra ser escrita!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Califórnia aprova casamento gay

A Suprema Corte da Califórnia anulou, na quinta-feira, a proibição dos casamentos homossexuais no Estado, que é o mais populoso dos Estados Unidos.

A corte concluiu que as leis locais que restringiam o matrimônio a casais homossexuais contradiziam os direitos assegurados pela Constituição Estadual. Adversários do casamento homossexual prometeram contestar a sentença com um plebiscito. O Estado da Califórnia é o segundo estado americano a fazer isso, depois de Massachusetts.

A medida deve deflagrar um amplo debate nos EUA e colocar mais um tema de alto apelo religioso e emocional na campanha para a eleição presidencial de 4 de novembro, apesar dos candidatos evitarem o assunto.

Até agora, além de Massachusetts ter sido o único Estado norte-americano que autorizava o casamento gay, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey e Vermont aceitam uniões civis, que garantem vários direitos aos cônjuges do mesmo sexo, mas sem um pleno reconhecimento jurídico em nível federal, como o casamento.

Em 2000, os californianos reafirmaram nas urnas uma lei estadual de 1977 que definia o casamento como a união entre um homem e uma mulher. Quatro anos mais tarde, o prefeito de San Francisco, Gavin Newsom, desrespeitou a lei ao conceder licenças para o casamento de pessoas do mesmo sexo, o que levou à disputa judicial afinal decidida ontem pela Suprema Corte estadual. Mas ainda há muita luta pela frente.

O Canarinho quer saber sua opinião! Deixe seu comentário dizendo o que você pensa sobre o assunto! Você é a favor do casamento gay? Ou você concorda que casamento deve existir apenas entre um homem e uma mulher? A união estável, seria a solução? Ou é tudo uma pouca-vergonha?

Fonte: Estadão

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Gravatar

Ando sumida daqui, eu sei. Mas, como este é o mês em que o blog comemora um ano, ando desenhando alguns ajustes, além de começar meu blog em inglês, por isso ando um pouquinho sem tempo.

Mas, vi lá no Colagem, da Luciana, um post sobre gravatars e achei legal trazer aqui prá vocês. Tenho a versão desse blog no Wordpress também porque algumas pessoas não gostam do Blogger, então coloco os mesmos textos em dois endereços. Aqui no Blogger, se você tem um blog e faz um comentário, a foto que você colocou no seu perfil aparece junto do seu comentário.
Pois agora, nos comentários do Wordpress isso também vai acontecer! Para que apareça uma foto sua quando você deixar um comentário no Canarinho você precisa se cadastrar no site do Gravatar (Globally Recognized Avatar, ou Avatar Global). É bem fácil! Faça o registro e o upload da foto que você quer mostrar e toda vez que você deixar um comentário nos blogs que reconheçam os Gravatars, o seu email vai ser reconhecido e a sua foto mostrada junto do seu nome!