O Papa está aqui!!!
O Papa Bento XVI chegou ontem à Washington. Ele é o segundo Papa a visitar o país, que tem a população de maioria protestante. Ao chegar, Bento XVI foi recebido ao pé da escada pelo presidente George Walker Bush, a primeira-dama Laura Bush e a filha Jeanne. Essa foi uma distinção que o protestante Bush não havia dado a nenhum chefe de Estado até hoje.
Eu acabo de assistir na televisão (são 8:30 da manhã) os discursos de boas vindas de Bush e o de agradecimento pelo convite, do Papa. Como hoje é o aniversário do Santo Padre, teve até Parabéns prá você. Lindo!
Mas, em seu discurso, o Papa chamou atenção em vários momentos para o papel dos Estados Unidos ao longo dos anos 60 na luta pelos direitos civis e citou várias vezes as palavras paz, democracia, liberdade e justiça. Ele manteve uma atitude bastante pacífica, mas dá prá qualquer um entender sobre o quê ele estava falando. Espera-se que, além de mencionar os custos humanos das guerrras, o Papa fale sobre o aquecimento global, quando comparecer às Nações Unidas, na sexta-feira.
Também deve haver uma lavação de roupa suja, na ocasião do encontro com outros líderes catóilicos, nos próximos dias, onde espera-se que o Papa fale sobre o abuso sexual de menores por padres.
O Papa Bento XVI retorna à Roma no Domingo.