quinta-feira, 31 de maio de 2007
Este é um dos primeiros feriados nacionais do ano por aqui. Originalmente a idéia era comemorar - em seu sentido mais puro de "lembrar junto"- aqueles q deram suas vidas em nome da pátria, ou seja, aqueles americanos q morreram em guerras.
Como é a primeira vez q passo esse feriado aqui, pude entender um pouco mais desse sentimento patriótico q existe em cada norte-americano, seja ele a favor ou contra a guerra atual, no Iraque. Ok, a maioria parecia mais interessada em fazer churrasco no quintal, afinal é primavera, e os dias são de sol e céu azul! Mas, na televisão, as 24 horas foram utilizadas para o tópico do dia.
Na verdade, começou antes. No domingo à noite, o programa "60 minutes" apresentou uma hora de uma espécie de "Big Brother" da guerra, mostrando alguns soldados q foram p o Iraque, desde seus enlistamentos e toda a crise q um convite desses pode gerar - ou não - na familia, até a morte de alguns deles um ano depois. A idéia era acompanha-los acho q durante os 18 meses q eles deveriam ficar lá, e o fim do termo coincidiria c o Memorial Day, mas como o governo americano extendeu o tempo no qual as tropas devem ficar no Iraque, eles só devem voltar em agosto. Vcs conseguem imaginar a decepção q eles experimentaram qdo receberam essa notícia??? E as famíias por aqui??? Não é á toa q não tenho medo de arriscar em afirmar q as maiores e constantes campanhas contra a guerra acontecem em solo americano...
A imagem da foto é vista todos os dias, em algum jornal local, e não é dificil acreditar q o apoio a guerra tenha caído substancialmente: pesquisas de vários meios de comunicação apontam p uma mudança no apoio q o governo americano tinha no começo da guerra; agora, cerca de 60% da população desaprova a decisão de ir a guerra no Iraque. É muito dificil p os americanos irem contra a guerra pq eles são chamados de anti-patrióticos se o fazem, afinal são americanos q estão lá, dando suas vidas p proteger o país... Mas tb é difícil conviver c as perdas, em vários planos, q a guerra tem trazido ao país. Muitos dias como estes serão necessários p lembrar todas as perdas...
segunda-feira, 28 de maio de 2007
Californiana!!!
Sou uma brasileira que recentemente mudou-se para a Califórnia. Após algumas experiências surreais no estado do Urso de Ouro americano, achei por bem dividir algumas dessas experiências, talvez por egocentrismo, mas também para tentar compartilhar o dia-a-dia de uma brasileira num país de uma cultura tão diferente da nossa, apesar de concepções erradas, de pessoas que nunca sequer passaram um mês neste país e acham que, porque assitem filmes americanos conhecem a fundo uma sociedade que, no mínimo, pode ser tão diversificada quanto a do Brasil.
Na foto acima, euzinha, depois de comprar os ingressos para assistir ao show "Love" do Circo de Soleil, em Las Vegas, que foi todo concebido com músicas dos Beatles. Sou fã do grupo inglês e sou grata por ter tido a oportunidade de assistir a alguns shows do Circo de Soleil, apresentações que me levaram a um outro plano, a um mundo de fantasia que dizem por aí que somos capazes de experimentar apenas quando crianças. Las Vegas é um destino muito comum para os californianos nos fins de semana ou feriados. São cerca de 4 horas de carro, uma viagem agradável pelas estradas do deserto do sudoeste americano. A viagem da foto foi pela comemoração de 3 anos de casamento, em janeiro. Moro aqui desde agosto de 2006 e já tenho algumas experiências interessantes, de uma jornalista bastante observadora para compatilhar com vocês! Mantenham-se conectados!!!
Posted by Simone at 17:42 4 comments
Labels: Califórnia, Las Vegas
Assinar:
Postagens (Atom)