quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Jornais e revistas

Assinaturas de revistas e jornais aqui são quase de graça. O país considerado o “rei do capitalismo” sabe muito bem como utilizá-las. Os veículos impressos não tentam lucrar com as assinaturas; os lucros vêm da publicidade! Eureka!!! Só mesmo no Brasil ainda não entenderam isso!!! Ou, se entenderam, não deixaram a ganância de lado!

Então, por isso, tenho a assinatura de uma revista que sempre gostei e que, no Brasil, paga-se em torno de R$ 30,00 cada, a WIRED. Acabei de renová-la. Quase não acreditei na oferta que foi feita pela revista: quatro anos, isto é, 48 revistas, por 10 dólares!!! Isso mesmo, 10 dólares por todas as 48 revistas!!!!

Tínhamos outras revistas que assinavamos, mas descobri que, entre o jornal de manhã e livro à noite, não tinha tempo para lê-las todas, com prazer. Prefiro ler alguns artigos dessas na internet - o que também é possível, na maioria dos sites das revistas daqui e da europa, de graça, sem precisar ter a assinatura!

Prá mim, esse vai ser o futuro. Ou já é o presente. Pelo menos por aqui. Não haverá mais jornais impressos em alguns anos. Não digo décadas, não, anos! Lembro que o Washington Post, se não estou enganada, avisou, há uns três anos, que a partir de 2010 não imprimirá mais jornais. É só o começo!

A minha geração ainda é agarrada ao mundo impresso. Adoro ler livros na praia, jornal no banheiro… Mas, a próxima geração já nasceu com o Google, já tem computador no quarto - separado dos pais - e, na escola, tem a opção de ter os livros em formato de livro ou em CD. E o PC está ficando cada vez menor, mais leve e de bolso, as telas podem ser vistas no sol com alta resolução, há proteção contra água e areia, então a nossa desculpa de que não é viável - ou confortável - vai por água abaixo.

Lógico que isso acontece num país onde, eu acredito, há um computador por casa, pelo menos em média. Onde as bibliotecas têm acesso à internet de graça, onde Wi-fi (internet sem fio) existe em coffe-shops e até em estacionamentos, de graça, e GPS é brinquedo de dona de casa!
E você, o que acha? Há vida longa para a mídia impressa?

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

E as análises sobre o Oscar continuam!

O assunto ainda é o Oscar, pelo menos nas análises de especialistas de audiência por aqui. O número - 32 milhões de espectadores - concorre na categoria de uma das menores audiências que o evento teve desde 2003 - que teve 33 milhões de telespectadores e terminou com Chicago como o filme vencedor naquela noite.

Vou dar a minha análise, afinal jornalista não é, em síntese, o sujeito que sabe um pouco de tudo?

O povo aqui parece estar cansado de violência. Na tevê, diariamente, nos telejornais da manhã, do almoço e da noite, vemos imagens de carros explodidos no Iraque, feiras pelo ar, sem falar em Darfur e República do Congo e seus refugiados. Agora, sem timidez na exposição das imagens, é possível se ver os corpos carbonizados, pessoas sendo carregadas sem um dos membros, crianças em situações inimigináveis.

E ainda tem os veteranos de guerra, que em tempos de tecnologia de ponta retornam sem um membro ou sem nenhum membro, às vezes até sem rosto! E claro, eles são mostrados de close!

A realidade tem sido bastante cruel, visualmente falando, por aqui - sem falar no óbvio, que é conhecer alguém nessas condições, o que não é nada raro.

Então, imagino que se a pessoa não é cinéfila e não tem algum conhecimento de cineastas como os irmãos Cohen, é possível que o trailer, por si só, não os atraia, na verdade, até os repulse. E com isso, não há aquela vontade de assistir à premiação, porque não está lá o filme para o qual se quer torcer.

Só prá vocês terem uma idéia, “No Country for Old Men”, o filme dos irmãos citados, embolsou U$ 64 milhões nas bilheterias. Já “Bourne Ultimatum”, com Matt Damon, teve U$ 224 milhões de faturamento no cinema!

Mas a análise final deveria ser de que não há importância alguma nos números de audiência, afinal, a premiação só por acaso, nessa noite, acaba sendo um programa de tevê, e não o contrário!

Só espero que a Academia mantenha o padrão que tem mostrado nos últimos anos, premiando o trabalho dos melhores profissionais de cinema, não se rendendo à esses índices de audiência!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O Oscar visto de cá!

Uma das diferenças em assistir o Oscar aqui é que o evento começa cedo. A premiação iniciou às 5:30 da tarde! Achei maravilhoso!!! No Brasil, com a diferença de fuso em 5 horas agora, quem quer assitir a celebração tem que esperar até às 10:30 da noite, e vai dormir por volta de 1 e meia, quando acaba tudo!

Outra coisa interessante é que por aqui as pessoas realmente levam a sério a noite. Há cinéfilos que fazem festas em casa e chamam os amigos para assistir à premiação! Há prêmios prá quem acertar os ganhadores em tudo quanto é lugar: nos jornais, rádios, lojas, os palpites rolam soltos!

E, como acontece nos filmes americanos, as piadas soltas durante o evento geralmente são baseadas em eventos contemporâneos, políticos ou não, e dessa vez acho que minha participação e consequente diversão foi mais vasta, porque morando aqui, estou vivendo as mesmas notícias que importam para o país, discutindo tópicos da dinâmica diária e experimentando as preocupações desse povo.

Enfim, o Oscar visto de cá parece mais próximo.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Espionagem não é coisa do passado por aqui...

O FBI (Federal Bureau Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos, anunciou na segunda-feira a prisão de quatro suspeitos de espionagem para o governo da China.

Entre os presos, está um funcionário do Departamento da Defesa com acesso a informações classificadas que teria passado a um agente chinês, como nos tempos da Guerra Fria, dados sobre as vendas de armas americanas para Taiwan. O Partido Comunista da China considera Taiwan uma província rebelde e parte essencial da integridade territorial do país.

Apesar de todo o desenvolvimento da China e sua marcha progressiva rumo ao status quo, a questão de Taiwan é a única pela qual a China ameaça ir à guerra, por exemplo, se o governo taiwanês declarar independência.

Em 1996, quando a China realizou testes de mísseis para amedrontar Taiwan antes da eleição presidencial, os EUA mandaram dois navios para o Estreito de Taiwan. O regime chinês considerou uma humilhação e já criou uma Marinha para águas profundas, capaz de projetar seu poderio crescente.

E eu que achei que espionagem era coisa do passado e da cabeça desse povo … Dá prá entender um pouco toda essa preocupação americana com segurança quando alguma coisa assim acontece por aqui.
Fonte Vida Global

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

E as primárias continuam


Mitt Romney, candidato à candidato à presidente dos EUA pelo partido republicano, suspendeu hoje sua campanha.

Na última Superterça-feira, quando as primárias aconteceram ao mesmo tempo em 22 estados, o partido democrata não conseguiu definir quem será o próximo candidato. Mas, no partido republicano, John McCain conseguiu disparar à frente dos outros, o que levou Romney à decisão de deixar a corrida.

Mitt Romney foi governador de Massachusetts. Empresário bem-sucedido e milionário, ele sonhava, ou talvez ainda sonhe, caso venha a concorrer como vice-presidente, em ser o primeiro mórmon a governar os Estados Unidos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O que o botox e shampoo de bebê têm em comum

Ontem foi dia de Super Bowl e enquanto tento escrever um post com informações relevantes e corretas prá vocês sobre futebol americano, achei mais importante essas duas histórias que estão tendo a maior repercussão aqui, hoje.
A organização não-governamental Public Citizen recorreu à Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (o FDA) questionando a segurança para a saúde do uso da toxina botulínica - mais conhecida como Botox -, especialmente por razões estéticas.

Há 18 anos no mercado, o Botox foi aprovado pelas agências reguladoras de 75 países, inclusive o Brasil.

A ONG denuncia “problemas sérios, inclusive mortes e hospitalizações, resultado da disseminação da toxina a outras partes do corpo”. (fonte Vida Global)

Enquanto isso, uma pesquisa revelada pelo Pediatrics Journal sugere que shampoos, loções e talcos infantis podem estar expondo crianças a um produto químico que estaria ligado a problemas de reprodução. Eu sei que tudo ainda parece bastante incerto, mas para os americanos é desesperador e todos os programas da manhã falaram no assunto, discutiram consequências e apontaram soluções antes que tudo fique pior.